Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes oferta mais de 4 mil vagas em todo o país para especialização a distância
Início do conteúdo da página

Ifes oferta mais de 4 mil vagas em todo o país para especialização a distância

Publicado: Sexta, 04 de Setembro de 2020, 17h21 | Última atualização em Sexta, 11 de Setembro de 2020, 15h42

Pós em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica é voltada a professores das redes públicas estaduais.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) oferta vagas para a pós-graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT). O curso é gratuito e ofertado pelo Campus Colatina, na modalidade a distância. As inscrições começam na quarta-feira (9) e vão até 24 de setembro pelo site ept-ifes.selecao.net.br. Confira o edital.

São 4.320 vagas distribuídas em 106 polos em todo o Brasil. No Espírito Santo, são 160 vagas ofertadas pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (Cefor), o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Vitória e CEET Vasco Coutinho. A quantidade de vagas disponibilizadas para cada polo obedecerá a distribuição de 25% para Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e 5% das vagas para Pessoas com Deficiência (PcD), em atendimento à Política de Ações Afirmativas da Pós-Graduação do Ifes

A pós-graduação visa capacitar professores que atuam nas áreas técnicas dos cursos da rede estadual para lecionarem nas ofertas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especialmente para os Cursos Técnicos de Nível Médio; estimular a produção e difusão de conhecimento sobre a EPT como campo de estudos; e promover a Educação a Distância como estratégia educativa, especialmente na Educação Profissional.

Podem se inscrever professores da Rede Pública Estadual/Distrital com diploma de curso superior em qualquer área de conhecimento, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O processo de seleção será por meio de sorteio.

A especialização tem carga horária de 460 horas, com duração de 12 meses. O início das aulas está previsto para 26 outubro de 2020. Saiba mais sobre o curso. 

Novos Caminhos
O edital é resultado de parceria firmada entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), com o Ifes para a organização de um projeto para Formação em Educação Profissional e Tecnológica. O processo seletivo faz parte do Programa Novos Caminhos, um conjunto de ações para o fortalecimento da política de Educação Profissional e Tecnológica, em apoio às redes e instituições de ensino, no planejamento da oferta de cursos alinhada às demandas do setor produtivo e na incorporação das transformações produzidas pelos processos de inovação tecnológica. Conheça o programa. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página