Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Capes divulga edital de bolsas para realização de doutorado na Alemanha
Início do conteúdo da página

Capes divulga edital de bolsas para realização de doutorado na Alemanha

Publicado: Quarta, 09 de Setembro de 2020, 11h10 | Última atualização em Sexta, 11 de Setembro de 2020, 15h42

Programa, que oferta até 45 bolsas, acontece em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD).

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD) oferecem, em parceria, até 45 bolsas de doutorado na Alemanha. As inscrições devem ser feitas de 14 de setembro a 16 de outubro, por meio de preenchimento de formulário on-line. O resultado está previsto para março de 2021.

Interessados nas bolsas devem seguir as normas do DAAD, bem como o Regulamento Geral de Bolsas no Exterior da Capes. Os pré-requisitos também incluem ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil, não ter título de doutor, não receber ou ter recebido bolsa para a mesma modalidade, não acumular bolsas e possuir confirmação formal de orientação de instituição alemã.

Os benefícios para os bolsistas incluem mensalidades, passagens ou auxílio-deslocamento, auxílio-instalação, seguro-saúde, adicional de localidade (quando cabível) e auxílio-dependente e taxas acadêmicas e administrativas, para os de doutorado pleno. Para orientadores brasileiros e alemães serão pagas diárias e passagens ou auxílio-deslocamento.

O Programa Capes/DAAD apoia a formação de professores e pesquisadores de alto nível estimulando a cooperação acadêmica e o intercâmbio científico entre o Brasil e a Alemanha, contribuindo para a mobilidade entre universidades alemãs e brasileiras.

Acesse a página do edital.

registrado em:
Assunto(s): Alemanha , Capes , doutorado
Fim do conteúdo da página