Página inicial > Notícias > Estudante do Campus Vila Velha vence hackathon Autismo Tech

Estudante do Campus Vila Velha vence hackathon Autismo Tech

Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2020, 17h02 | Última atualização em Segunda, 14 de Setembro de 2020, 17h11

Júlia Demuner fez parte do time de desenvolvedores do projeto Austic, um fone de cancelamento ativo de ruído.

julia demuner 2

A estudante de Biomedicina do Ifes – Campus Vila Velha, Julia Demuner, faz parte da equipe vencedora do evento Autismo Tech, um hackathon que tinha como objetivo principal encontrar soluções para incluir os autistas no mercado de trabalho. O grupo desenvolveu o Austic, um aparelho capaz de mitigar os efeitos da hipersensibilidade auditiva em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A equipe de cinco jovens foi formada durante o evento online. O grupo buscou entender um pouco mais sobre os obstáculos e dificuldades vivenciadas a partir das vivências de uma colega de equipe, a Carol, que tem TEA. Foi daí que surgiu a ideia no Austic, um fone de ouvido de cancelamento ativo de ruídos por condução óssea, a primeira tecnologia desse tipo no Brasil.

“Buscamos fomentar a qualidade de vida para indivíduos com autismo que sofrem com sensibilidade auditiva, possibilitando mais independência nas atividades diárias e profissionais, sem a preocupação com crises e gatilhos corriqueiros. Por ser estudante da área da saúde, fiquei muito feliz pela oportunidade de participar do evento, foi uma experiência na qual pude aprender um pouco mais sobre humanização e inclusão na saúde e, ainda, elaborar soluções que proporcionam mais qualidade na vida desses indivíduos”, contou a estudante.

austic

No momento, a equipe está em fase de desenvolvimento, trabalhando na divulgação e na captação de investimentos que possam viabilizar a produção do Austic em mercado. Também fazem parte da equipe os estudantes João Eliandro Germano Gomes, Thainá Monteiro Ferreira, Rubia Carolina Nobre Morais, Alexandro de Campos Teixeira Netto e Henrique Gomes de Souza. O e-mail para contato com os estudantes é o austicprojeto@gmail.com.

austic2