Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes mantém quarta colocação como depositante de programas de computador na Rede Federal
Início do conteúdo da página

Ifes mantém quarta colocação como depositante de programas de computador na Rede Federal

Publicado: Quinta, 01 de Outubro de 2020, 12h46 | Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2020, 12h46

Em 2019, a instituição depositou 17 softwares no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Com 17 programas de computador depositados em 2019, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) manteve a quarta colocação entre os maiores depositantes da Rede Federal. Os dados estão disponíveis no ranking divulgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Acesse o ranking completo.

Na Rede Federal, estão a frente do Ifes os Institutos Federais da Paraíba, com 28 depósitos; do Rio Grande do Norte e do Ceará, com 18 pedidos cada. Na classificação geral, o Ifes está na 21ª colocação.

O diretor de Extensão Tecnológica do Ifes e coordenador da Agência de Inovação do Ifes, Rodolpho Rangel, destaca o aumento do quantitativo de programas depositados em relação a 2018.“ O registro do programa assegura uma validação da solução criada, além da proteção e do reconhecimento do trabalho desenvolvido por servidores e estudantes do Instituto, principalmente da área de Tecnologia da Informação”, ressalta.

Ele conta que a meta agora é transferir essas tecnologias para a sociedade. “Também estamos trabalhando junto ao INPI para agilizar o atendimento que a Agifes realiza aos desenvolvedores de softwares”, finaliza. Até o momento, o Ifes já possui 9 programas registrados neste ano.

Indicação geográfica
Na mesma publicação, o INPI divulgou a lista de depositantes de indicação geográfica. Das 11 listadas, cinco são do Espírito Santo. O Ifes, como membro do Fórum de Indicações Geográficas do estado, apoiou as associações listadas no ranking por meio de incubação ou de projetos tecnológicos desenvolvidos por meio dos campi.

registrado em:
Fim do conteúdo da página