Página inicial > Notícias > Nota de pesar

Nota de pesar

Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 09h42 | Última atualização em Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 09h43

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) declara luto oficial por 3 dias pelo falecimento da professora Ana Maria Quirino.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento da professora Ana Maria Quirino e declara luto oficial no período de 9 a 11 de dezembro de 2020.

Doutora em Letras, Ana Maria foi professora de Literatura e Língua Portuguesa no Campus Vitória, entre os anos de 1993 e 2018. Foi diretora-executiva da Reitoria no início da atual gestão. Ela faleceu na última terça-feira (8).

O reitor do Ifes, Jadir Pela, divulgou uma homenagem à servidora.

Colegas servidores,

Estamos vivendo um hiato que se fez e parece não ter lugar algum. A nossa colega Ana Maria Quirino partiu. Seu espírito livre foi buscar outros mundos, onde também devem existir escolas, salas de aula e a quem ensinar.

Sua passagem em nossas vidas e as histórias que juntos escrevemos ficarão para sempre em nossas memórias, pois são nossas histórias que nos mantêm unidos.

Nas histórias que escrevemos, certamente ficam as lembranças de seu jeito sereno, amoroso, espírito altruísta e conciliador. Sua dedicação aos amigos, aos seus alunos e ao seu trabalho revelam sua inclinação para o bem. Convicta em suas posições e sempre cortês, seu sorriso franco e humor refinado ecoam sempre acalentando nossas melhores recordações.

A professora Ana Maria inspirou gerações de alunos no proceder e mostrou-lhes a beleza das palavras transformada na música dos poemas e na literatura.

Ana Maria Quirino nos deixa exemplos que nos inspiram a tornarmo-nos melhores do que ousamos acreditar que somos.

Nós nos solidarizamos, como seus amigos e colegas, com sua família, nessa partida.
E pedimos luz para iluminar os caminhos que sua alma trilhará.

Jadir Pela