Incubadora do Ifes e universidade portuguesa realizam conferências sobre inovação
Eventos fazem parte do acordo de cooperação firmado entre Ifes e UTAD.
A Incubadora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), de Portugal, realizaram conferências nos dias 25 de novembro e 2 de dezembro. A iniciativa faz parte do acordo de cooperação técnica firmado entre o Ifes e a universidade portuguesa desde 2016.
A primeira conferência teve a participação do professor e coordenador do Núcleo Incubador do Campus Serra, Francisco Rapchan. Ele palestrou durante a Semana de Ciência e Tecnologia da UTAD 2020, no dia 25 de novembro, apresentando o tema “Inovação: Experiências na Rede Federal de Educação Federal e Tecnológica Brasileira – o caso do Ifes”.
E no dia 2 de dezembro, a professora e diretora do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento da UTAD, Livia Madureira, participou do painel “Inovação na Agricultura”, dentro da IV Jornada de Integração do Ifes. Ela ministrou a palestra sobre “Transição Ecológica e Sistemas de Conhecimento e Inovação na Agricultura e Agroalimentar – conceitos, políticas e experiências”.
O painel contou ainda com apresentações de experiências práticas envolvendo o tema, com relatos dos coordenadores dos Núcleos Incubadores do Campus Itapina, Larissa Haddad; do Campus Linhares, Faiçal Gazel; e do Campus São Mateus, Huarley Lemke. Também participaram da conferência o diretor da Agência de Inovação do Ifes (Agifes), Rodolpho Rangel; e o coordenador sistêmico da Incubadora do Ifes, Leandro Vianna.
Redes Sociais