Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Documento orienta pesquisadores sobre proteção de propriedade intelectual no âmbito da pós-graduação
Início do conteúdo da página

Documento orienta pesquisadores sobre proteção de propriedade intelectual no âmbito da pós-graduação

Publicado: Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 16h01 | Última atualização em Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 16h01

Normativa estabelece procedimentos para defesa de trabalhos finais de curso, dissertações e teses.

PRPPG A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) divulgou, nesta quinta-feira (17), orientações para garantir a proteção de propriedade intelectual em defesas de Trabalhos Finais de Curso (TFC), Dissertações e Teses no âmbito da pós-graduação do Ifes. O documento visa estabelecer os procedimentos a serem tomados nesses casos.

De acordo com a orientação normativa n. 5/2020, poderão ser realizadas defesas em sessões fechadas os trabalhos com resultado de pesquisa com potencial para criação de algum produto ou processo inovador. Tal medida tem como objetivo resguardar ativos de propriedade intelectual, seja em âmbito nacional ou internacional.

Para isso, deve ser realizada solicitação à Agência de Inovação do Ifes (Agifes), no formato de relatório de busca de anterioridade, respeitando os prazos de antecedência. O pesquisador que realizar a defesa fechada por motivos de potencial para a criação de algum produto ou processo inovador deverá apresentar o depósito de pedido de patente para fins de diplomação.

Confira o documento na íntegra. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página