Página inicial > Notícias > II Encontro dos NACs encerra programação com debate sobre a Política de Cultura do Ifes

Publicado: Segunda, 29 de Março de 2021, 17h00 | Última atualização em Segunda, 29 de Março de 2021, 17h00

O evento contou com representantes de 21 unidades do Instituto.

Terminou, na sexta-feira (26), o II Encontro dos Núcleos de Arte e Cultura (NACs) do Ifes. O evento, voltado para os membros dos NACs, teve como tema Integração e Ação e buscou promover a aproximação e possíveis parcerias com núcleos de outras áreas no Ifes e com agentes envolvidos com arte e cultura na Rede Federal.

O evento contou com 92 inscritos, com representantes de 21 das 22 unidades do Ifes, além da participação de servidores de Institutos Federais e de agentes vinculados a instituições. A programação contou com palestras, painéis, mesa-redonda, rodas de conversa para troca de experiências e oficinas, além de uma mostra de animação, videoarte, música e poesia com produções de diferentes campi do Ifes. de educação de níveis básico, fundamental e universitário de vários lugares do Brasil. A palestra de abertura "Arte/educação e conscientização ecológica", ministrada pela professora Ana Mae Barbosa (USP), pode ser acessada no YouTube.

Além das atividades programadas, os participantes debateram ainda a minuta da Política de Cultura do Ifes. O documento será ajustado a partir das contribuições discutidas no evento e será encaminhado para nova consulta, destinada à comunidade em geral (interna e externa) neste mês de abril. "Será realizado um segundo seminário para discussão das contribuições sugeridas pela comunidade e, por fim, o documento atualizado será entregue para discussão nas instâncias do Ifes", explica a presidente da Comissão Organizadora do evento, Niciane Estevão Castro.

Ela destaca os resultados conquistados pelo encontro: "estou muito feliz com o evento que realizamos, pois o evento atingiu os objetivos pretendidos: integrou ainda mais os NACs, promoveu a aproximação com os outros núcleos do Ifes e dialogou com a área de arte e cultura de outros IFs, bem como permitiu iniciar a discussão de Política de Cultura do Ifes". E complementa: "o volume e a qualidade das participações foi superior ao que esperávamos, tivemos uma intensa interação dos participantes na maior parte das atividades que enriqueceu muitíssimo o evento".

Na plenária final do evento também foi elaborada uma carta, que será divulgada nos próximos dias na página do II Encontro dos NACs: sigeventos.ifes.edu.br/evento/encontronac2021

Assunto(s): arte , cultura , NAC