Página inicial > Notícias > Seminário discute economia criativa e o papel dos gestores municipais no desenvolvimento dos territórios capixabas

Publicado: Sexta, 02 de Abril de 2021, 10h24 | Última atualização em Terça, 06 de Abril de 2021, 13h01

Segunda edição do Seminário Sys.terna acontece na quarta-feira (7) no Youtube do Ifes.

O Núcleo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade (Poiein) da Fábrica de Ideias (Creia/Ifes) organiza, na quarta-feira (7), das 9h ao meio-dia, o 2º Seminário Sys.terna: criatividade e inovação. O objetivo é debater fundamentos e políticas da economia criativa e como elas se relacionam com o Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) do Espírito Santo.

O evento será transmitido pelo canal do Ifes no Youtube e os interessados podem se inscrever antecipadamente neste formulário. Durante o evento, os participantes poderão enviar questões aos facilitadores e debatedores convidados. Haverá certificação de participação no evento de três horas para os inscritos, emitido pelo Ifes.

A mesa do evento será composta por Orlando Lopes (professor do DLL – Ufes e co-líder do Poiein/Fábrica de Ideias), Robson Malacarne (professor do campus Viana do Ifes e do PPGEH do Campus Vitória, além de co-líder do Poiein/Fábrica de Ideias), Camila Brandão (Diretora Presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória - CDV) e Neto Barros (Coordenador de Governo da Prefeitura Municipal da Serra e integrante do Conselho de Economia Criativa da Federação das Indústrias do Espírito Santo – Conect/Findes). A mediação será do jornalista do Centro de Referência em Educação, Empreendedorismo e Inovação Aberta do Ifes (Creia Ifes-Fábrica de Ideias) e membro do Poiein, Leonardo Lopes.

Nesta edição, os integrantes da mesa vão refletir sobre como os gestores municipais envolvidos com a Economia Criativa podem ampliar suas contribuições para o Desenvolvimento Regional Sustentável nos territórios do Espírito Santo.

Seminário Sys.terna

O Sys.terna é um dos Seminários Metodológicos do Poiein. O evento é semestral e tem como objetivo geral promover a crítica de referenciais conceituais e metodológicos nos limites de discussão abertos pela temática da “Economia Criativa” e da “Sustentabilidade” em contextos e localidades capixabas. O público-alvo são pesquisadores, gestores públicos e privados, docentes, estudantes e agentes envolvidos com o tema. A cada edição, pesquisadores e gestores públicos e privados são convidados para refletir sobre questões de suas áreas de estudo e atuação.

O evento também faz parte das ações do Programa Espírito Santo Mais Criativo (ES+Criativo) da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do projeto Hub Criativo Fábrica de Ideias, executado em parceria entre a Secult e o Centro de Referência em Educação, Empreendedorismo e Inovação Aberta (Creia) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A primeira edição aconteceu em setembro de 2020 e pode ser assistida aqui.

AGENDA:

2º Seminário Sys.terna: criatividade e inovação - Seminário metodológico do Núcleo Acadêmico Poiein/Fábrica de Ideias.

Tema: Economia Criativa: o papel dos gestores municipais no Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS).

Facilitadores: Orlando Lopes (DLL/Ufes/Poiein/Fábrica de Ideias) e Robson Malacarne (Campus Viana do Ifes, PPGEH/Campus Vitória e Poiein/Fábrica de Ideias)

Convidados: Camila Dalla Brandão (CDV – Vitória) e Neto Barros (Prefeitura Municipal da Serra).

Quando? Dia 7 de abril de 2021, das 9h ao meio-dia.

Onde? Canal oficial do Youtube do Ifes.

Inscrições: https://forms.gle/Dr2j3ygx8ofmyyM88