Página inicial > Notícias > Ifes e SPU assinam contrato de “Guarda Provisória” a ser concedida ao Ifes para futura ocupação do Imóvel “Galpões do IBC”, em Jardim da Penha.

Publicado: Terça, 27 de Abril de 2021, 16h15 | Última atualização em Quarta, 28 de Abril de 2021, 10h19

Assinatura foi realizada nesta terça-feira (27).

O Reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Pela, e o Superintendente do Patrimônio da União no Estado do Espírito Santo (SPU/ES), Mauro Pavão Madureira, assinaram, nesta terça-feira (27), contrato de Guarda Provisória ao Ifes de parte da área dos Galpões do IBC, localizados em Jardim da Penha (Vitória). Essa ação garante o recebimento dessa área que se concretizará com o instrumento de destinação desse Imóvel como Cessão em Condições Especiais, a ser assinado no final do mês de maio, onde constará o prazo de posse de 20 anos para ocupação por parte do Ifes.

A Guarda Provisória é um instrumento utilizado pela SPU para garantir a cessão de um imóvel da União ao Órgão que o receberá por intermédio de uma outra modalidade de utilização. Como esse Imóvel ainda está parcialmente ocupado por outros órgãos e para garantir a sua proteção e manutenção até o recebimento oficial dos galpões, a SPU resolveu autorizar que o Ifes assuma a instalação da área, antes de finalizado o processo de cessão.

A negociação da cessão dos Galpões do IBC  iniciou em 2020 e contou com apoio parlamentar da Senadora Rose de Freitas no acompanhamento deste processo. A partir da assinatura do instrumento de destinação definitiva do imóvel como “Cessão em Condições Especiais”, o Ifes possuirá prazo de um ano para começar as obras necessárias para ocupação do imóvel e de três anos para iniciar o uso do espaço conforme levantamento de necessidades apresentado pela instituição à Superintendência do Patrimônio da União (SPU).

O projeto apresentado pelo Ifes prevê a ocupação de uma área de mais de 23 mil metros quadrados. Nesse espaço, serão alocadas a Reitoria do Ifes, o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) e um Centro Tecnológico, que abrigará o Polo de Inovação, a Agência de Inovação do Ifes (Agifes) e a Incubadora, além de laboratórios multiuso e um espaço maker.

Com a ocupação dos galpões, o Instituto deve economizar mais de R$ 3 milhões anuais, hoje utilizados para aluguel de espaços. “Esta assinatura é um marco histórico para o Ifes, pois nos posiciona em um outro patamar no ensino, pesquisa e extensão.”, explica o reitor. "Queremos que este espaço seja um ambiente de pesquisa, desenvolvimento, empreendedorismo e inovação para o Espírito Santo", destaca.