Página inicial > Notícias > Polo de Inovação do Ifes ficará sediado no imóvel “Galpões do IBC”

Polo de Inovação do Ifes ficará sediado no imóvel “Galpões do IBC”

Publicado: Quinta, 29 de Abril de 2021, 20h41 | Última atualização em Sexta, 30 de Abril de 2021, 01h43

A definição aconteceu após um convite do reitor, professor Jadir Pela, em reunião no local. Mudança começa já nesta sexta-feira (30)

IMG 0071

O Polo de Inovação Vitória, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), será a primeira unidade a transferir sua sede para o imóvel “Galpões do IBC”, em Jardim da Penha. Os detalhes da ocupação foram definidos na tarde desta quinta-feira (29), durante uma visita técnica da equipe do Polo ao local, após a assinatura do contrato de Guarda Provisória, que ocorreu na última terça-feira (27).

Segundo o professor Jadir Pela, a intenção é que o espaço se transforme num Centro de Inovação, com laboratórios, espaços maker, incubadora de startups e centros de pesquisa e desenvolvimento de empresas. “O Polo foi convidado como primeira unidade do Ifes a se mudar, como uma forma de começarmos a atender aos capixabas imediatamente, com o padrão de excelência do Ifes”, afirmou.

O reitor também reforçou que toda a ocupação acontecerá com a máxima participação da sociedade e do conjunto da instituição. “Estamos conversando muito com a comunidade de Jardim da Penha, para que os equipamentos instalados aqui contribuam com o desenvolvimento sustentável do local, integrando-se às startups, aos projetos sociais e coletivos culturais, às escolas de educação básica do bairro, entre outros”, disse.

Segundo o diretor-geral do Polo de Inovação, professor Marcelo Lucas, a mudança atende a uma expectativa que já existia na equipe. “Teremos um espaço para receber empresários e a comunidade, para discutirmos projetos aplicados para a indústria”, comemorou. Ele também destacou o momento de expansão das áreas de atuação da unidade, com o desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e inovação junto com a Rede de Inteligência Artificial criada pela Embrapii, por exemplo. “Essa nova estrutura está em sintonia com nossas demandas e nos coloca num patamar superior, como o estado do Espírito Santo merece”, explicou.

As equipes vão se instalar no imóvel próximo à entrada da Avenida Anísio Fernandes Coelho, onde funcionava a administração de todo o complexo, subordinado à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A mudança começará já nesta sexta-feira (30) e a previsão é de que a estrutura administrativa esteja operacional em algumas semanas.