Usina fotovoltaica do Campus Vila Velha entra em funcionamento
Usina trará economia de energia elétrica e evitará a emissão de mais de 70 toneladas de CO2 por ano na atmosfera.
Entrou em funcionamento, no dia 17 de maio, a usina fotovoltaica do Ifes - Campus Vila Velha. Adquirida em 2019, por meio de verba oriunda de emendas parlamentares, a usina trará economia de energia elétrica e evitará a emissão de mais de 70 toneladas de CO2 por ano na atmosfera.
Ao todo são 288 painéis solares instalados no teto do Prédio Acadêmico B. A energia produzida é transmitida integralmente para a rede elétrica da EDP Escelsa. Em contrapartida, a concessionária abate a quantidade fornecida dos custos de consumo energético do campus Vila Velha. A estimativa de geração de energia desse sistema é de 12901,50 kWh por mês, ou 154.818,00 kWh por ano, com uma variação de 15% para mais ou para menos.
Além da economia, a usina fotovoltaica traz benefícios para o meio ambiente. A energia solar é uma das mais sustentáveis que existem, sendo renovável e limpa, não emite poluentes e nem utiliza matérias-primas escassas na natureza. Optando por uma matriz energética mais limpa, o Campus está contribuindo para a neutralização do carbono na atmosfera e para um mundo mais sustentável.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos do Campus Vila Velha
Redes Sociais