Proex divulga projetos selecionados para chamada nacional de apoio à iniciação tecnológica
Os projetos, com foco no ensino de programação aplicada, integrarão a proposta institucional.
A Pró-Reitoria de Extensão do Ifes divulgou o resultado da Chamada Interna nº 05/2021, que selecionou os projetos de iniciação tecnológica que farão parte da proposta institucional a ser submetida no edital nacional nº 01/2021, voltado ao apoio à iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada. Confira mais informações.
Foram selecionados os projetos: "Programar para avançar - Letramento em programação e robótica para alunos da rede pública", do Campus Barra de São Francisco; "A Escola de Inovação de Vitória - ES: Robótica, Fabricação Digital e Metodologias Ativas", do Cefor; "Pro-Futuro: Projeto para formação de futuros programadores", do Campus Colatina; "Iniciação tecnológica em Computação por Laboratórios Virtuais", do Campus Guarapari; e "Ifes-Campus Serra nas escolas: democratizando o conhecimento em programação e Robótica", do Campus Serra.
Para participar da proposta institucional, os projetos de iniciação tecnológica devem ter como foco o ensino de programação aplicada para estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental, das redes públicas municipais e estaduais de educação básica, separadamente ou em conjunto, utilizando ferramentas que facilitem o aprendizado dos estudantes, como por exemplo Arduino, Raspberry Pi, Softwares, kits de robótica.
Edital 01/2021
O edital é uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) em parceria com Ifes para selecionar projetos de iniciação tecnológica de instituições da Rede Federal. A chamada tem como objetivo o desenvolvimento de ações de formação em programação aplicada de estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental das redes públicas de ensino.
As submissões de projetos devem ser realizadas até 30 de junho de 2021, realizadas exclusivamente por meio eletrônico. Podem participar da seleção todas as autarquias que fazem parte da Rede Federal. Cada instituição deverá submeter uma única proposta, que poderá conter até cinco projetos. Cada projeto poderá receber recursos de até R$ 90 mil para custear equipamentos e bolsas.
O edital vai selecionar 60 projetos de iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada. A previsão de início da execução dos projetos é para 1º de novembro. Acesse o edital.
Redes Sociais