Página inicial > Notícias > Reitoria presta contas de ações realizadas no campus Santa Teresa

Reitoria presta contas de ações realizadas no campus Santa Teresa

Publicado: Quarta, 02 de Junho de 2021, 14h46 | Última atualização em Quinta, 03 de Junho de 2021, 11h04

Encontro virtual com a comunidade do campus foi organizado por Diretoria-geral

Imagem Evento

O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo, Jadir Pela, e a diretora-geral do campus Santa Teresa da instituição, Walkyria Barcelos Sperandio, realizaram, nesta segunda-feira (31), um evento de prestação de contas de entregas de reformas, recuperações e aquisições de equipamentos comprometidas com a comunidade a edição da Reitoria Itinerante. Durante o encontro, realizado por meio de plataforma virtual e transmitido ao vivo pelo canal do Campus Santa Teresa no Youtube, os dirigentes apresentaram imagens e informações sobre as ações realizadas no campus.

Assista ao evento (Youtube)

Baixe a apresentação (PDF)

Jadir Pela destacou a capacidade de realizar investimentos e manter em dia as principais despesas de custeio, mesmo diante dos cortes orçamentários. “Apesar das reduções, com impacto próximo aos que tivemos no final dos anos 1990, estamos conseguindo fazer investimentos por meio de emendas da bancada federal”, disse.

Um outro ponto abordado foi a ampliação de oferta de vagas para capacitação de servidores, por meio de mestrados e doutorados interinstitucionais. O reitor apontou ainda que, além das demandas específicas levantadas por cada campus, houve a aquisição de laboratórios maker e usinas fotovoltaicas, para equipar as unidades do Ifes. “A mudança da matriz energética tem inúmeros benefícios, mas um importante que não podemos deixar de destacar é a contribuição com a redução do custo de energia dos campi, possibilitando a destinação de mais recursos para investir nas pessoas”, disse.

Desde 2019, foram investidos cerca de R$ 3,23 milhões em reformas e na aquisição de computadores e equipamentos para o campus. Além desse valor, foram investidos, desde 2018, mais de R$ 7 milhões em assistência aos estudantes, considerando também os valores do Plano Nacional de Assistência Estudantil. “Nós conseguimos, mesmo com um cenário crítico, ampliar as verbas para assistência aos estudantes", disse.

A diretora-geral agradeceu a presença do reitor e o esforço da reitoria em captar os recursos, via emenda parlamentar, para as recuperações necessárias no campus. A unidade foi afetada por um vendaval e uma tempestade de granizo em 2015. “É muito importante o trabalho feito aqui. Nossa escola é um cartão postal, que possui 80 anos, uma arquitetura belíssima e uma paisagem também muito bonita. É muito importante deixá-la aprazível e funcional e destaco que não só foi recuperado o que estava danificado, mas foi possível deixar os setores funcionais para redimensionar atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão”, finalizou.

Após o evento, o reitor foi convidado pela diretora para ver de perto as intervenções feitas nos diversos setores do campus.