Página inicial > Notícias > Ministro da Educação visita imóvel dos antigos Galpões do IBC em Jardim da Penha

Publicado: Quarta, 09 de Junho de 2021, 13h36 | Última atualização em Quarta, 09 de Junho de 2021, 13h36

Convite feito pelo Ifes encerrou agenda do ministro em Vitória nesta segunda-feira (7).

WhatsApp Image 2021 06 09 at 13.35.15

Após participar da inauguração de obras no Campus Cachoeiro de Itapemirim e conhecer as instalações do Campus de Alegre do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) no sul do Estado, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, conheceu, no final da tarde desta segunda-feira (7), o imóvel onde funcionavam os antigos galpões do Instituto Brasileiro do Café (IBC) no bairro Jardim da Penha, na cidade de Vitória. A visita foi acompanhada do secretário de Educação Profissional do Ministério da Educação (MEC), Wandemberg Venceslau, e de parlamentares da bancada federal capixaba.

O imóvel está sob guarda do Ifes por meio de “Cessão de Uso em Condições Especiais”, após apresentação de projeto que prevê a ocupação de uma área de mais de 23 mil metros quadrados. Nesse espaço, serão alocadas a Reitoria do Ifes, o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) e um Centro de Inovação, que abrigará o Polo de Inovação, a Agência de Inovação do Ifes (Agifes) e a Incubadora, um escritório do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), um polo de economia criativa, além de laboratórios multiuso, espaços maker e áreas de vivência.

O convite ao ministro, feito pelo reitor do Ifes, Jadir Pela, teve o objetivo de apresentar as intenções da instituição em relação ao espaço. “Estamos constituindo um grupo de trabalho com a sociedade, que contará com representações da Associação de Moradores de Jardim da Penha (Amjap), o Governo do Estado, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), instituições internacionais de pesquisa e inovação, além de outras lideranças da sociedade civil”, explicou Pela.

Agradecimentos

O reitor destacou a importância da mobilização da sociedade para que o espaço fosse destinado ao Ifes e agradeceu os parceiros que se envolveram diretamente com as conversas realizadas no âmbito institucional. “Precisamos registrar o empenho da senadora Rose de Freitas e do do Superintendente de Patrimônio da União no Espírito Santo, Mauro Pavão, que ajudaram demais na viabilização da cessão”, explicou.

Após a visita, o ministro Milton Ribeiro elogiou o projeto do Ifes para o local. “O Ifes tem relevância para a sociedade capixaba e está de parabéns pelo projeto que pretende desenvolver neste espaço”, disse.