Ifes integra projeto de plataforma capixaba de Economia Criativa
Hub Criativo Virtual será espaço de conexão entre criativos e repositório de dados sobre a área no Estado.
Uma plataforma capaz de reunir e conectar os criativos em suas várias áreas de atuação, a partir de um olhar que considera a produção artística e cultural dos territórios do Espírito Santo, além de disponibilizar dados para pesquisadores e interessados no tema e de realizar um evento em formato de festival. Essa é a proposta do projeto Hub Criativo Virtual, que teve sua reunião de lançamento online na manhã desta segunda-feira (14), coordendada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) participa com o Programa de Extensão em Rede Agência de Economia Criativa Experimental (Agecx), que produzirá conteúdos transmídia para alimentar a plataforma, além de realizar eventos de conexão acadêmica e de internacionalização. Para a execução da ação, a Agecx realizará oficinas com coletivos criativos selecionados por meio de edital, nas áreas de produção de podcasts, de audiovisual, de fotografia e de produção de textos, entre outras.
O Comitê Gestor da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) destinou R$ 608 mil para todo o projeto. A Agecx será responsável por executar R$ 203 mil desse valor. O financiamento da ação acontece com recursos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec/MCI) e o gerenciamento é realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). O projeto conta ainda com a parceria da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho.
Na reunião de lançamento, representantes e equipes de trabalho das instituições envolvidas puderam manifestar suas impressões e expectativas sobre a ação, que será desenvolvida ao longo dos próximos 12 meses.
Segundo Jadir Pela, reitor do Ifes, a iniciativa está em sintonia com o momento da Instituição. “Estamos conversando com o secretário de Cultura, Fabrício Noronha, e com o governador do Estado, Renato Casagrande, para ampliarmos cada vez mais nossa ação nesta área, também a partir da ocupação dos antigos Galpões do IBC, em Jardim da Penha”, destacou
Também presente no evento, o pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure, ressaltou a importância da iniciativa para o ecossistema de Inovação capixaba. “Temos uma missão importante, que começa com esse projeto, mas que não se encerra nele, de adensar as cadeias produtivas ligadas à cultura e à criatividade”, lembrou.
O secretário de Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha, agradeceu a parceria e disse estar confiante no sucesso do projeto. “Agradeço especialmente aos núcleos acadêmicos que abraçaram a iniciativa, como o Poiein, do Ifes, o Loop da Ufes e o CTC do Vasco Coutinho. A implantação de Hubs Criativos é ação estruturante no Programa ES+Criativo e estamos animados por essa interação com a academia”, ressaltou.
Redes Sociais