Página inicial > Notícias > PRPPG divulga resultado final do Programa Pesquisador Produtividade

PRPPG divulga resultado final do Programa Pesquisador Produtividade

Publicado: Quinta, 17 de Junho de 2021, 10h51 | Última atualização em Quinta, 17 de Junho de 2021, 10h55

Confira os projetos selecionados.

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes (PRPPG) divulgou, nesta quinta-feira (17), os projetos selecionados para o Programa Pesquisador Produtividade. O programa, lançado em 2019, visa disponibilizar parte da carga horária para a execução de atividades de pesquisa. Confira o resultado final em prppg.ifes.edu.br/editais.

Neste edital, foram selecionados apenas projetos na modalidade PQ-3. O diretor de Pesquisa do Ifes, Sávio da Silva Berilli, lembra que o próprio pesquisador faz a opção por uma das modalidades: PQ-3, com destinação de 8 até 11 horas para pesquisa; PQ-2, com 12 a 15 horas; e PQ-1, de 17 a 20 horas. "Elas se diferenciam em relação aos tipos e números de entregas que deverão ser realizadas, ao final de dois anos”, explica.

"O programa fortalece a pesquisa, uma vez que destina carga horária específica para dedicação às atividades de pesquisa, algo pleiteado há tempos pelos nossos pesquisadores", destaca Sávio. Nesta edição, houve menos projetos inscritos, o que o diretor atribui às dificuldades para realização de pesquisa no contexto da pandemia da Covid-19, com acesso restrito aos laboratórios e atividades realizadas de forma remota com os alunos. "Apesar disso, a pesquisa vive e é necessária", ressalta.

De acordo com o edital, a previsão de início das atividades para os pesquisadores é a partir de 1º de agosto deste ano. Entre as entregas previstas pelo programa estão: produção bibliográfica (Artigos Qualis A e Resumos completos), orientação de alunos (Iniciação Científica, Mestrados e Doutorado), disseminação da pesquisa no Ifes, consultorias e assessoramento, atuação em curso de pós-graduação, captação de recurso e processo de internacionalização da pesquisa institucional.

Assim como já realizado nos editais do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Picti), a Diretoria de Pesquisa elaborou gráficos para acompanhar a participação dos campi no Programa Pesquisador Produtividade. Tal iniciativa visa ampliar a transparência das ações realizadas no âmbito da pesquisa na instituição. Os gráficos podem ser acessados ao final do resultado, disponível na página da PRPPG.

Acesse o resultado do Programa Pesquisador Produtividade em: prppg.ifes.edu.br/editais.