Página inicial > Notícias > Programa do Ifes junto a comunidades quilombolas é apresentado em evento internacional

Publicado: Quarta, 30 de Junho de 2021, 14h06 | Última atualização em Quarta, 30 de Junho de 2021, 14h07

A transmissão da apresentação acontece a partir das 6h, nesta quinta (1º).

Um programa de extensão do Campus São Mateus, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), desenvolvido junto a comunidades quilombolas da região, será apresentado nesta quinta-feira (1º), no Encontro da Lusofonia. O evento será on-line e aberto a todos os interessados. O início está marcado para as 6h, com a apresentação do Ifes prevista para as 6h30 no horário de Brasília (no fuso horário de Portugal, 10h).

O Encontro da Lusofonia tem como um dos seus objetivos a consolidação de parcerias e compartilhamento de saberes e experiências para o desenvolvimento local sustentável, na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento é coordenado pela Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte (ADIRN) em parceria com o Município de Torres Novas (Portugal), e inclui as 20 entidades portuguesas que constituem os Grupos de Ação Local para o Desenvolvimento Sustentável, além de representantes de Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe e Brasil.

A ação apresentada pelo Ifes se chama Programa de Extensão Educação de Jovens e Adultos e Desenvolvimento Local e é um dos resultados do Acordo de Cooperação Técnico-científica com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Utad). A pedagoga Luciane Bacheti coordena o programa junto com a professora Nágila Moraes. Do lado português, os coordenadores são os professores Artur Cristóvão e Armando Loureiro.

Luciane conta que, desde 2016, dentro dessa cooperação, vem sendo discutido o papel da educação de jovens e adultos como uma das estratégias de estruturação de processos de desenvolvimento local, formação profissional, inclusão social, bem estar e cidadania junto com comunidades quilombolas da região norte capixaba.

Ela participará do primeiro painel, intitulado “Práticas de Desenvolvimento Local – A visão dos parceiros”, junto com lideranças de três comunidades quilombolas do Sapê do Norte: Flávia dos Santos, pela comunidade Angelim II; Domingas Veronica Florentino dos Santos; pelo Coxi; e Nilceia Mota Alves, por Roda D’Água. Elas apresentarão as comunidades quilombolas e o papel do Ifes na cooperação e delineamento de perspectivas para o desenvolvimento local territorial quilombola.

O programa
Iniciado em 2016 no Campus São Mateus, o programa oferta cursos voltados para a população quilombola. Participam alunos de cursos técnicos integrados e concomitantes, como bolsistas ou como extensionistas. Entre as qualificações já ofertadas estão, por exemplo, a de Homeopatia na Agricultura Familiar, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa; e a de Multiplicadores no Plantio de Água, em parceria com o Campus de Alegre, para a recuperação das nascentes.

O Programa EJA e o Desenvolvimento Local realiza busca ativa às lideranças quilombolas por meio de visitas às comunidades, realizando aproximações informais com as famílias quilombolas e com agentes externos que lá atuam, visando a construção de vínculos coletivos de confiança mútua, formando círculos de diálogo, envolvendo todas as partes interessadas (quilombolas, estudantes, setor público das três esferas de governo, setor privado, organizações da sociedade civil, lideranças religiosas e culturais, voluntários, instituições educacionais públicas e privadas).

A partir daí são moldados processos educativos coletivamente articulados com processos de desenvolvimento comunitário local sustentável, utilizando-se de abordagens participativas centradas na investigação-ação e investigação apreciativa.

O objetivo principal é proporcionar inclusão socioeducacional ampliando habilidades e competências por meio de oferta de educação profissional, formação para a cidadania e democracia participativa, ampliando oportunidades e impactando na qualidade de vida e bem estar para as famílias quilombolas.

Acompanhe o Encontro da Lusofonia.