Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Formação vai debater Educação Profissional Técnica integrada ao Ensino Médio no Ifes
Início do conteúdo da página

Formação vai debater Educação Profissional Técnica integrada ao Ensino Médio no Ifes

Publicado: Sexta, 02 de Julho de 2021, 09h34 | Última atualização em Sexta, 06 de Agosto de 2021, 11h28

A iniciativa prevê a realização de eventos on-line, curso MOOC, workdays, além de workshops nos campi.

A Pró-reitoria de Ensino do Ifes (Proen) organiza a formação "Educação Profissional Técnica integrada ao Ensino Médio: textos e contextos". A iniciativa prevê a realização de eventos on-line, curso MOOC, workdays, além de workshops nos campi. A formação será constituída por eixos temáticos e acontecerá de 19 de julho a 30 de outubro de 2021.

A atividade visa fomentar o debate e o diálogo junto à equipe de profissionais da instituição sobre os instrumentos legais que regem a oferta da Educação Profissional Técnica de Nível Médio com foco na forma articulada integrada. Ao final da formação, o objetivo é traçar as metas do Instituto para esse tipo de oferta pela via da consolidação das Diretrizes Institucionais da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio em uma minuta de documento, que será enviada às instâncias deliberativas do Ifes para apreciação e votação.

A formação tem como público-alvo servidores do Ifes que tenham atuação direta na oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição, como docentes e técnicos administrativos que atuam nesta forma de oferta como regentes de classe, pedagogos, técnicos em assuntos educacionais, coordenadores de curso e equipe de assistência estudantil. As atividades ocorrerão na forma de capacitação em serviço e com certificação dos servidores participantes. 

A inscrição nos eventos será por meio de questionário on-line para obtenção dos dados necessários para certificação, que será disponibilizado pela Comissão Local do campus no dia do evento. Para as oficinas que acontecerão nos campi, a equipe local irá organizar o registro da participação e realizar os encaminhamentos.

De acordo com a diretora de Ensino Técnico do Ifes, Sanandreia Torezani Perinni, os encontros abordarão as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica e para o Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio, as Diretrizes para a Educação Profissional integrada ao ensino médio e outras legislações que envolvem a temática. “Também iremos debater os contextos do Ifes e suas demandas para a manutenção e o fortalecimento desta forma de oferta, considerando o atual cenário relacionado ao Ensino Médio e à Educação Profissional de nível médio”, complementa.

Para atender à necessidade de alcançar todos os campi, a formação será ofertada à distância, em ambiente virtual de aprendizagem, com encontros on-line. As atividades acontecerão em quatro etapas: evento disparador da temática; curso MOOC com a base legal da temática; wordays institucionais; e workshops nos campi. Os encontros nos campi consistirão em oficinas com a finalidade de análise e proposição colaborativa para a minuta das Diretrizes Institucionais para oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio a partir das orientações e do documento apresentado pela Comissão Central e dos debates ocorridos na formação.

Programacao formacao Proen atualizada 06 08 21

*Atualizada em 06/08/2021

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página