Obras publicadas pela Editora do Ifes contam com DOI
As novas obras publicadas pelos selos “Edifes” e “Edifes Parceria” receberão o padrão de identificação.
A partir deste mês de julho, os livros publicados pela Editora do Ifes (Edites) contam com a atribuição do DOI (do inglês, Digital Object Identifier), que significa Identificador de Objeto Digital. O primeiro livro da Edifes com DOI foi organizado pelos professores Telma Machado de Oliveira Peluzio e João Batista Esteves Peluzio, sob o título “Avaliação de impactos ambientais: perguntas e respostas”.
O DOI é um padrão para identificação de documentos em redes digitais. No Ifes, os periódicos científicos já contam com esse padrão. “O DOI para a editora é importante pois facilita o acesso aos e-books do seu catálogo e vai ao encontro dos requisitos objetivos do Qualis Livros em relação à avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação stricto sensu realizada pela Capes. Nessa direção, o CNPq utiliza o DOI como forma de autenticação das produções bibliográficas registradas nos currículos lattes dos professores e alunos dos programas de pós-graduação”, explica Adonai José Lacruz, editor da Edifes.
Além dos novos livros, todas as obras publicadas pelos selos “Edifes” e “Edifes Parceria” receberão o DOI, que será atribuído no momento da publicação; assim como os livros publicados a partir de 2021 pelo selo “Edifes Acadêmico”. Para as obras antigas a atribuição será feita ao longo dos próximos meses.
Redes Sociais