Página inicial > Notícias > Evento on-line marca início da formação sobre Educação Profissional Técnica integrada ao Ensino Médio

Publicado: Sexta, 16 de Julho de 2021, 07h48 | Última atualização em Quarta, 27 de Outubro de 2021, 08h08

Iniciativa será realizada em quatro etapas, até outubro de 2021.

Começa, na segunda-feira (19), a formação "Educação Profissional Técnica integrada ao Ensino Médio: textos e contextos", promovida pela Pró-reitoria de Ensino do Ifes (Proen). O evento de abertura terá início às 9h, com transmissão pelo canal do Ifes no YouTube: youtube.com/ifesinstitutofederaldoespiritosanto.

Este primeiro momento conta com as palestras “As Diretrizes dos cursos técnicos integrados no Ifes: caminhos em construção”, da pró-reitora de Ensino do Ifes, Adriana Pionttkovky Barcellos; e “A educação profissional técnica: aspectos históricos, sociais e impactos locais”, do reitor do Ifes, Jadir Pela.

A formação será realizada até outubro e é constituída em quatro etapas: evento disparador da temática; curso MOOC com a base legal da temática; wordays institucionais; e workshops nos campi. A iniciativa visa fomentar o debate e o diálogo junto à equipe de profissionais da instituição sobre os instrumentos legais que regem a oferta da Educação Profissional Técnica de Nível Médio com foco na forma articulada integrada. Ao final da formação, o objetivo é traçar as metas do Instituto para esse tipo de oferta pela via da consolidação das Diretrizes Institucionais da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio em uma minuta de documento, que será enviada às instâncias deliberativas do Ifes para apreciação e votação.

O público-alvo dos eventos são os servidores do Ifes que tenham atuação direta na oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição, como docentes e técnicos administrativos que atuam nesta forma de oferta como regentes de classe, pedagogos, técnicos em assuntos educacionais, coordenadores de curso e equipe de assistência estudantil. As atividades ocorrerão na forma de capacitação em serviço e com certificação dos servidores participantes.

Confira a programação completa das atividades previstas na formação "Educação Profissional Técnica integrada ao Ensino Médio: textos e contextos":

programacao live