Página inicial > Notícias > Ifes oferta 286 vagas em cursos de graduação pelo Sisu

Ifes oferta 286 vagas em cursos de graduação pelo Sisu

Publicado: Sexta, 16 de Julho de 2021, 09h28 | Última atualização em Sexta, 16 de Julho de 2021, 09h28

As inscrições vão de 3 a 6 de agosto, conforme cronograma divulgado pelo MEC.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai ofertar 286 vagas em cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). São 286 vagas em cursos presenciais nos campi Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Montanha, São Mateus, Serra e Viana. Acesse o edital.

As inscrições vão de 3 a 6 de agosto, conforme o cronograma do Sisu, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Não há cobrança de taxa de inscrição. Para se inscrever, o candidato deve ter certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, e ter realizado o Enem 2020, incluindo a prova de redação deste exame, na qual deve ter obtido nota maior que zero. Inscreva-se em: sisu.mec.gov.br.

O resultado da chamada regular está previsto para 10 de agosto. Já a inscrição para a lista de espera deverá ser feita no período de 10 a 16 de agosto.

Ações afirmativas (cotas)
Do total das vagas ofertadas, 50% são reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. As vagas reservadas à inclusão social por sistema de cotas serão subdivididas da seguinte forma: metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário-mínimo e meio per capita, e metade para estudantes de escolas públicas sem a necessidade de comprovação de renda.

Para ambas as ações, parte das vagas será reservada a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e a outra parte das vagas será reservada para candidatos que se autodeclararem por outras etnias. Dentro de cada uma dessas categorias, parte das vagas será reservada a pessoas com deficiência. O candidato que faz jus à reserva de vaga deve escolher entre as modalidades listadas no edital.

Veja os cursos ofertados pelo Ifes no Sisu 2021/2:

Campus Cachoeiro de Itapemirim
Bacharelado em Engenharia de Minas (Integral): 32 vagas