Página inicial > Notícias > Ifes cadastra coletivos culturais e criativos para ações do projeto Hub Criativo Virtual

Publicado: Quinta, 22 de Julho de 2021, 12h14 | Última atualização em Quinta, 22 de Julho de 2021, 15h51

Inscrições de projeto em parceria com a Secult estão abertas e vão até o dia 5 de agosto.

O programa de extensão em rede Agência de Economia Criativa Experimental (Agecx) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), está cadastrando agentes culturais coletivos para participarem das ações que serão desenvolvidas no projeto “Hub Criativo Virtual”. A iniciativa pretende facilitar redes de colaboração entre os coletivos para produção de conteúdos de comunicação, bem como ofertar capacitações por meio de mentorias e oficinas. Podem participar pessoas físicas e jurídicas que possuam ideias e projetos de intervenção em territórios do Espírito Santo. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 5 de agosto, em um formulário eletrônico simples.

Confira o Edital 003/2021 (.pdf)

Acesse a página do Edital

O projeto Hub Criativo Virtual é fruto de uma parceria entre o Ifes, a Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, visando a elaboração uma plataforma para conectar os criativos capixabas, bem como disponibilizar dados sobre Economia Criativa, a partir das ações do Programa ES+Criativo. A iniciativa conta com o financiamento do Funcitec/MCI (Mobilização Capixaba pela Inovação) e operacionalização da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). A plataforma é também a versão digital do projeto Hub Criativo, espaço físico voltado para a Economia Criativa que está previsto como eixo estratégico do Programa ES+Criativo, por meio de cooperação entre a Secult e o Ifes.

Agecx

A Agecx é uma ação de Extensão do Grupo Poiein, articulada a partir do Campus Viana do Ifes, do Centro de Referência em Educação, Empreendedorismo e Inovação Aberta (Creia) e do Departamento de Línguas e Letras (DLL) da Ufes. Surgiu da ideia inicial de implementar uma unidade-piloto do Laboratório da Agência de Economia Criativa Experimental (Agência Curiosa) de interesse comunitário e cultural na Fábrica de Ideias, fomentando a produção e difusão de conteúdos e de interesse da sociedade, a partir de estratégias e práticas comunicativas baseadas em veículos como o Jornal Mural, programas de áudio em formato de “podcast” e conteúdos audiovisuais nos territórios.

Já o Poiein é o Núcleo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade. Além da Agecx, atualmente o Poiein se organiza em torno de outras duas iniciativas: Grupo de Estudos, que mobiliza profissionais do Ifes, Ufes, SETADES e IJSN para a discussão sobre desconstrução, economia criativa e sustentabilidade; e Sys.terna, um dos Seminários Metodológicos do Poiein com o objetivo de promover a crítica de referenciais conceituais e metodológicos nos limites de discussão abertos pela temática da “Economia Criativa” e do “Desenvolvimento Regional Sustentável” em contextos e localidades capixabas.

A Agecx é parte da oferta de serviços aportados pelo Ifes nos projetos “Hub Criativo” e “Hub Criativo Virtual” do Programa “Espírito Santo Mais Criativo (ES+Criativo)”, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura  em parceria com outros órgãos e instituições públicos e privados.