Página inicial > Notícias > Ifes prorroga prazo para cadastro de coletivos culturais e criativos

Ifes prorroga prazo para cadastro de coletivos culturais e criativos

Publicado: Sexta, 06 de Agosto de 2021, 20h26 | Última atualização em Segunda, 09 de Agosto de 2021, 11h02

Inscrições para projeto em parceria com a Secult vão até o dia 15 de agosto.

WhatsApp Image 2021 08 07 at 16.55.22

O programa de extensão em rede Agência de Economia Criativa Experimental (Agecx), vinculado ao Campus Viana do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), prorrogou até o próximo dia 15 de agosto o prazo para que agentes culturais coletivos se inscrevam para participar das ações que serão desenvolvidas no projeto “Hub Criativo Virtual”. A iniciativa pretende facilitar redes de colaboração entre os coletivos para produção de conteúdos de comunicação, bem como ofertar capacitações por meio de mentorias e oficinas. Podem participar pessoas físicas e jurídicas que possuam ideias e projetos de intervenção em territórios do Espírito Santo.

O projeto Hub Criativo Virtual é fruto de uma parceria entre o Ifes, a Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, visando a elaboração uma plataforma para conectar os criativos capixabas, bem como disponibilizar dados sobre Economia Criativa, a partir das ações do Programa ES+Criativo. A iniciativa conta com o financiamento do Funcitec/MCI (Mobilização Capixaba pela Inovação) e operacionalização da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). A plataforma é também a versão digital do projeto Hub Criativo, espaço físico voltado para a Economia Criativa que está previsto como eixo estratégico do Programa ES+Criativo, por meio de cooperação entre a Secult e o Ifes.

Confira o Edital 003/2021 (.pdf)

Veja a Retificação nº 1 (Prorroga o prazo para as inscrições até 15 de agosto de 2021)

Acesse a página do Edital

Formulário de Inscrição

Agecx

A Agecx é uma ação de Extensão do Grupo Poiein, articulada a partir do Campus Viana do Ifes, do Centro de Referência em Educação, Empreendedorismo e Inovação Aberta (Creia) e do Departamento de Línguas e Letras (DLL) da Ufes. Surgiu da ideia inicial de implementar uma unidade-piloto do Laboratório da Agência de Economia Criativa Experimental (Agência Curiosa) de interesse comunitário e cultural na Fábrica de Ideias, fomentando a produção e difusão de conteúdos e de interesse da sociedade, a partir de estratégias e práticas comunicativas baseadas em veículos como o Jornal Mural, programas de áudio em formato de “podcast” e conteúdos audiovisuais nos territórios.

Já o Poiein é o Núcleo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade. Além da Agecx, atualmente o Poiein se organiza em torno de outras duas iniciativas: Grupo de Estudos, que mobiliza profissionais do Ifes, Ufes, SETADES e IJSN para a discussão sobre desconstrução, economia criativa e sustentabilidade; e Sys.terna, um dos Seminários Metodológicos do Poiein com o objetivo de promover a crítica de referenciais conceituais e metodológicos nos limites de discussão abertos pela temática da “Economia Criativa” e do “Desenvolvimento Regional Sustentável” em contextos e localidades capixabas.

A Agecx é parte da oferta de serviços aportados pelo Ifes nos projetos “Hub Criativo” e “Hub Criativo Virtual” do Programa “Espírito Santo Mais Criativo (ES+Criativo)”, realizado pela Secult em parceria com outros órgãos e instituições públicos e privados.