Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Cerimônia marca abertura da Semana de Gestão e Inovação do Ifes
Início do conteúdo da página

Cerimônia marca abertura da Semana de Gestão e Inovação do Ifes

Publicado: Terça, 17 de Agosto de 2021, 08h09 | Última atualização em Terça, 17 de Agosto de 2021, 08h22

Evento vai definir o conceito de Centro de Inovações que funcionará no imóvel dos antigos Galpões do IBC

004 r

Uma cerimônia com a presença de autoridades e lideranças políticas e empresariais deu início à Semana de Gestão e Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), na noite desta segunda-feira (16), no imóvel dos antigos Galpões do IBC, em Jardim da Penha. A atividade marca o início de um ciclo de encontros realizados nesta semana (entre 16 e 20 de agosto) com convidados de diversos segmentos da sociedade que definirão o conceito que norteará as ações a serem desenvolvidas no espaço, cedido ao Ifes pelo prazo de 20 anos.

As falas de abertura foram realizadas pelo reitor do Ifes, Jadir Pela, e pelo governador do Estado, Renato Casagrande, além de parlamentares federais, de representação da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e também da Associação de Moradores de Jardim da Penha (Amjap).

O governador Renato Casagrande parabenizou o Ifes pela iniciativa de ouvir a sociedade e disse que o espaço será importante para fortalecer o ecossistema capixaba de Inovação. “Já havíamos firmado parceria para o investimento em um habitat de Inovação e estamos felizes que seja aqui o espaço onde podemos desenvolver esta ideia”, disse.

O reitor Jadir Pela destacou que o local atenderá à comunidade inovadora e empreendedora do Espírito Santo, contribuindo com seu desenvolvimento. “Hoje esse é um assunto discutido no mundo todo como importante para o desenvolvimento sustentável, capaz de gerar emprego e renda”, destacou.

Metodologia

A metodologia que será utilizada para a definição do conceito foi apresentada aos participantes pelo professor Thiago Saquetto, do Campus Colatina do Ifes. Os encontros serão conduzidos por um grupo de professores das disciplinas ligadas às áreas de Gestão do campus. “Fomos convidados para identificar uma metodologia que pudesse cumprir o objetivo de conceituar o Centro de Inovações do Ifes, e optamos pelo Canvas, ferramenta mundialmente utilizada, concebida a partir da contribuição de mais de 450 consultores ao redor do mundo”, explicou Saquetto.

Ele coordena os encontros, que serão realizados nestas terça-feira (17), quarta-feira (18) e sexta-feira (20) com os convidados, que participarão de momentos guiados por mediadores e palestrantes para refletirem de forma individual e coletiva sobre nove aspectos do Canvas, que tratam de maneira sintética questões relacionadas a um Modelo de Negócios.

 

001 r

Pressupostos: articulação, complementaridade e interdisciplinaridade

Para o evento que acontece ao longo da semana, Jadir fez questão de elencar alguns pressupostos do pensamento do Ifes sobre a estruturação de um Centro de Inovações. Segundo o reitor, o primeiro seria o da Articulação. Referindo-se às parcerias com o setor pŕodutivo, com os diversos níveis de governo, com as organizações da sociedade, com outras instituições de ensino, entre outros, o reitor afirmou ser fundamental para o Ifes que o pressuposto da articulação esteja presente na conceituação do espaço.

Um segundo pressuposto elencado pelo reitor é o da Complementaridade. Segundo Pela, “é importante que o espaço do Centro de Inovações do Ifes não dispute com nenhum outro que já exista, posicionando-se como complementar aos demais habitats de inovação, contribuindo com o ecossistema capixaba”.

O terceiro pressuposto elencado pelo reitor é o da Interdisciplinaridade. Referindo-se ao universo de possibilidades de ações possíveis no espaço, o reitor afirmou que o Ifes entende ser importante desenvolver ensino, pesquisa, extensão e valorizar temas como empreendedorismo, inovação, economia criativa, sustentabilidade, entre outros, de forma interdisciplinar.

Bancada Federal

Representantes da bancada federal capixaba prestigiaram o evento, e também destacaram a importância do papel do Ifes na destinação do espaço para atender aos anseios da sociedade. O deputado federal Ted Conti lembrou a destinação de emendas parlamentares para projetos do Ifes, como forma de apoiar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação. Já a deputada Soraya Manato lembrou o esforço do governo federal em garantir que o imóvel fosse destinado ao Ifes, atendendo a um desejo antigo dos moradores do entorno e dos capixabas.

O reitor Jadir Pela agradeceu aos parlamentares e lembrou o esforço de toda a bancada em apoiar os projetos do Ifes. Ele também destacou o empenho da senadora Rose de Freitas, fundamental para que o imóvel fosse cedido ao Ifes. Jadir comunicou que a senadora infelizmente não pode comparecer, em função de sua agenda em Brasília (DF). Os deputados federais Helder Salomão e Paulo Foletto também comunicaram a impossibilidade de comparecer ao evento. Ambos enviaram representantes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página