Página inicial > Notícias > SPU entrega chaves dos Galpões do IBC ao Ifes

SPU entrega chaves dos Galpões do IBC ao Ifes

Publicado: Sexta, 20 de Agosto de 2021, 18h04 | Última atualização em Sexta, 20 de Agosto de 2021, 18h05

Contrato autoriza a cessão de uso ao Ifes pelo prazo de 20 anos

WhatsApp Image 2021 08 20 at 18.01.05

Uma cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (20) com presença de autoridades e lideranças políticas marcou a entrega das chaves do imóvel “IBC de Jardim da Penha” ao Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A assinatura do Contrato de Cessão aconteceu um dia após a publicação da Portaria SPU/ME nº10.069, de 18 de agosto de 2021, pela Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Ministério da Economia (ME), que autoriza a cessão em condições especiais ao Ifes, pelo prazo de 20 anos.

A mesa solene do evento contou com a presença de representantes do Ifes, da SPU, do Governo do Estado do Espírito Santo, da Prefeitura de Vitória, da Associação de Moradores de Jardim da Penha (Amjap), além de parlamentares da bancada federal capixaba. Entre os convidados, estiveram presentes dezenas de representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada, do Poder Legislativo municipal de Vitória e do Poder Judiciário.

Segundo a senadora Rose de Freitas, a iniciativa de ceder os galpões ao Ifes atende a uma demanda da sociedade capixaba e foi conseguida a partir de muito diálogo. “Nós sabemos que o Ifes é uma potência capaz de implementar aqui um projeto importante para o futuro de nosso povo, por isso articulamos esta ação em parceria com o Ministério da Economia e com o Governo do Estado, envolvendo a Prefeitura de Vitória, as associações empresariais, de moradores, entre outros atores. É uma vitória coletiva”, destacou.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, explicou que a instituição tem continuado o processo de diálogo, ouvindo a sociedade para definição do conceito da unidade voltada para a Inovação que o Ifes pretende implantar no local. “Nesse exato momento temos um grupo técnico de 25 representações, entre empresas e associações empresariais, governo, universidades e organizações da sociedade civil em um evento, discutindo uma proposta conceitual para o nosso Centro de Inovações”, disse.

Ele agradeceu especialmente aos vereadores e vereadoras da cidade, que têm buscado o diálogo sobre o espaço em benefício de Vitória. “Estamos conversando bastante, ouvindo a todos e todas, buscando construir coletivamente este sonho”, acrescentou.

O superintendente da SPU, Mauro Pavão, também ressaltou a capacidade do Ifes em relação aos projetos que serão implementados no espaço. “Estamos atendendo a uma demanda dos capixabas, com uma instituição que sabemos que irá contribuir com o desenvolvimento econômico do Espírito Santo”, afirmou. A secretária de Coordenação e Governança do Patrimônio da União da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Fabiana Magalhães Rodopoulos, também destacou o papel importante do projeto para o desenvolvimento produtivo do Espírito Santo.

WhatsApp Image 2021 08 20 at 18.01.051