Página inicial > Notícias > Ifes lança pedra fundamental do Campus Presidente Kennedy

Ifes lança pedra fundamental do Campus Presidente Kennedy

Publicado: Sexta, 20 de Agosto de 2021, 20h44 | Última atualização em Segunda, 23 de Agosto de 2021, 13h16

Ministro da Educação e governador do Espírito Santo participaram da cerimônia.

WhatsApp Image 2021 08 20 at 20.35.39

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Prefeitura Municipal de Presidente Kennedy lançaram, nesta quinta-feira (19), a pedra fundamental do Campus Presidente Kennedy do Ifes, que será construído no distrito de Marobá, no município da microrregião Litoral Sul do Espírito Santo. Com a unidade, a 24ª do Ifes em território capixaba, a Instituição consolida sua presença em todas as microrregiões do Estado.

As obras no terreno onde foi descerrada a placa da pedra fundamental e a aquisição de equipamentos serão custeadas pela Prefeitura, que deve investir cerca de R$ 48 milhões. Pelo modelo acordado, o Ministério da Educação (MEC) viabilizará o custeio, com a contratação de servidores e o pagamento das despesas de água, luz, entre outras. Até a conclusão das obras, o Ifes deve funcionar provisoriamente na Escola Municipal de Educação Infantil e de Ensino Fundamental Barra do Marobá.

O ato simbólico contou com a presença do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, do governador do Estado, Renato Casagrande, da senadora Rose de Freitas, do secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, Tomás Dias Sant´Ana, dos deputados federais Evair de Melo e Neucimar Fraga, da deputada federal Soraya Manato, além de prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas e empresariais da região.

Segundo o ministro Milton Ribeiro, o novo campus deve ajudar a viabilizar a formação de profissionais para atuarem na região. “A ideia é que as pessoas estejam capacitadas para aproveitar as oportunidades”, destacou.

O governador Renato Casagrande disse que o Governo do Estado tem feito investimentos para que a região Sul do Espírito Santo possa se desenvolver. Ele também lembrou que a sociedade precisará da mobilização de todos os envolvidos com a Educação, para superar as perdas causadas pela pandemia de Covid-19. “Governos federal, estadual e municipais têm que investir, e os profissionais da educação, as famílias e os alunos devem redobrar os esforços, para que possamos recuperar o tempo perdido”, disse.

Para o reitor do Ifes, Jadir Pela, a nova unidade transformará o município. “Estamos chegando com educação, ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, contribuindo com a oferta de formação profissional para as oportunidades que esta região terá com os grandes empreendimentos previstos para os próximos anos”, afirmou.

Em sua fala, a senadora Rose de Freitas ressaltou a importância do trabalho dos gestores locais na parceria para conquistas de equipamentos públicos, como o Ifes, para os municípios. “É uma conquista mesmo. É preciso correr atrás, circular, insistir em Brasília conversando com secretário, ministro, presidente, mas se o trabalho estiver sendo bem feito, as oportunidades aparecem e o resultado vem”, lembrou.

O prefeito de Presidente Kennedy, Dorlei Fontão da Cruz, comemorou a chegada da nova unidade do Ifes. “Vamos funcionar provisoriamente aqui na Escola Municipal de Barra do Marobá, até que as obras estejam prontas. Estamos investindo no nosso povo e no futuro”, celebrou.

O município de Presidente Kennedy tem o maior Produto Interno Bruto (PIB) per capta do país, em função dos royalties da exploração de petróleo e gás em alto mar. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) em 2020, com dados de 2018, o município tem o PIB per capita 17 vezes acima da média nacional.

WhatsApp Image 2021 08 20 at 20.36.45

WhatsApp Image 2021 08 20 at 20.37.04