Página inicial > Notícias > Ifes integra o Barramento de Serviços do Processo Eletrônico Nacional

Ifes integra o Barramento de Serviços do Processo Eletrônico Nacional

Publicado: Terça, 24 de Agosto de 2021, 15h36 | Última atualização em Terça, 24 de Agosto de 2021, 15h36

Agora, o Instituto pode tramitar processos e documentos eletronicamente e de forma direta com o MEC e diversos outros órgãos.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) passou a integrar a lista de instituições públicas conectadas ao Barramento de Serviços do Processo Eletrônico Nacional (PEN). Com isso, o Instituto passa a conseguir tramitar processos eletronicamente e de forma direta com o Ministério da Educação (MEC) e com todos os outros órgãos da Administração Pública Federal que também estejam associados ao barramento, independente do sistema de gestão de processos eletrônicos que cada um desses órgãos utilize internamente.

O PEN é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades para a construção de uma infraestrutura pública de processo administrativo eletrônico. O Barramento de Serviços do PEN é uma plataforma centralizada desenvolvida pelo Ministério da Economia que permite o trâmites de processos digitais de maneira segura, entre órgãos com os mais diferentes sistemas de processo administrativo eletrônico, como o SEI, Sapiens, eDOC, Sipac, SUAP, entre outros. O diretor de Tecnologia da Informação, Johnathan Dezan Vago, explica que o Ifes é o primeiro instituto federal a utilizar o Sipac nessa implantação.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo, ressalta que o fato é emblemático e agiliza muito a comunicação oficial com outras instituições. “Há ganho de celeridade, credibilidade e eficiência”, destaca. Um exemplo, comenta o pró-reitor, seria um processo de redistribuição de um servidor do Ifes para outro instituto, que antes poderia gerar um processo eletrônico em cada instituição e também no MEC, e agora pode ser feito com um só. “E todas as operações são feitas dentro do próprio SIPAC, sem necessidade de uso do e-mail”, aponta.

Confira a lista de órgãos de acordo com o status em relação ao Barramento de Serviços do PEN.

Saiba mais sobre o Barramento.