Página inicial > Notícias > Ifes divulga lista dos coletivos habilitados em chamada pública da Agecx

Ifes divulga lista dos coletivos habilitados em chamada pública da Agecx

Publicado: Quinta, 26 de Agosto de 2021, 06h37 | Última atualização em Quinta, 26 de Agosto de 2021, 10h33

Agência de Economia Criativa Experimental vai oferecer mentorias e oficinas aos participantes.

O programa em rede Agência de Economia Criativa Experimental (Agecx), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), divulgou nesta terça-feira (24), a lista dos coletivos habilitados no Edital 003/2021, realizado para o cadastramento de coletivos, ideias e projetos voltado para intervenções socioculturais nos territórios do Espírito Santo.

Acesse o resultado.

Ao todo, foram habilitadas 45 inscrições com diversos perfis de atuação em territórios capixabas. O próximo passo é um evento de apresentação e certificação de cada um dos coletivos, como parceiros do Ifes, por meio do Programa Agecx, no desenvolvimento de seus projetos. Também serão realizadas reuniões individuais com cada uma das iniciativas, para definição de estratégias de atuação colaborativa visando colaborar com o desenvolvimento sustentável dos territórios.

Segundo o professor do Campus Viana do Ifes e coordenador do Programa, Robson Malacarne, a iniciativa tem o objetivo de começar a identificar as possibilidades de ação em conjunto entre o Ifes e os coletivos nos territórios. "Esse é apenas o primeiro passo, para termos uma ideia de quem está interessado em atuar em parceria conosco e planejarmos a melhor estratégia de ação. A ideia é que num próximo momento esse mesmo cadastro tenha um fluxo contínuo", explicou.

Oficinas ES+Criativo

Além das mentorias para acolhimento e estruturação de projetos, os coletivos habilitados que tiverem interesse poderão participar de oficinas para produção de conteúdos digitais, como parte de uma revista transmídia do Ifes, que ficará disponível na plataforma Hub Criativo Virtual. A ação faz parte do Programa ES+Criativo, coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e é desenvolvida em parceria entre o Ifes, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e Centro Estadual de Educação Técnica (Ceet) Vasco Coutinho. O financiamento da Iniciativa é da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), a partir de recursos do Funcitec/MCI (Mobilização Capixaba Pela Inovação).

Segundo Lorena Louzada, Gerente de Economia Criativa da Secult e coordenadora do projeto Hub Criativo Virtual, as oficinas, os conteúdos e a plataforma vão fortalecer as ações de economia criativa somando-se a outras políticas que já são desenvolvidas nos territórios. "A articulação entre todos esses sujeitos e ações é fundamental para alcançarmos propostas de intervenção que apontem para a estruturação de territórios criativos no futuro", disse.