Página inicial > Notícias > Ifes celebra acordo de cooperação com a Prefeitura de Viana

Ifes celebra acordo de cooperação com a Prefeitura de Viana

Publicado: Quinta, 26 de Agosto de 2021, 08h40 | Última atualização em Quinta, 26 de Agosto de 2021, 10h34

Primeiro plano de trabalho terá foco nas soluções para o desenvolvimento do setor logístico.

Foto materia acordo viana

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Prefeitura Municipal de Viana celebraram, nesta quarta-feira (25), um Acordo de Cooperação Técnica visando o desenvolvimento de ações conjuntas para atuação no município. A solenidade de assinatura aconteceu no Campus Viana do Ifes e contou com a presença de autoridades e lideranças políticas e empresariais locais.

O acordo prevê a possibilidade de parcerias em qualquer área de interesse das instituições em cooperação, por meio da elaboração de planos de trabalho específicos. Um primeiro documento, visando fortalecer o setor de Logística de Viana, já foi anexado ao termo principal e também foi assinado pelos representantes legais do Ifes e da prefeitura.

O professor e coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Campus Viana, Robson Malacarne, explicou os pontos importantes do acordo e do plano. “Neste primeiro plano de trabalho, vamos fazer mapeamento das empresas da cadeia produtiva de Logística, realizar eventos voltados para o segmento e levantar necessidades, para desenvolvermos capacitações e pesquisas visando aumentar o grau de tecnologia e inovação do setor”, apontou. Ele destacou que o acordo também será importante para o desenvolvimento das ações de extensão comunitária, citando como exemplo as iniciativas que já existem com coletivos culturais e ambientais do município.

Segundo o reitor do Ifes, Jadir Pela, a parceria permitirá o acionamento da rede de campi do Ifes e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal), na busca pelos conhecimentos necessários para ajudar a solucionar problemas locais. “Temos uma rede com 23 campi no Espírito Santo vocacionadas em diversas áreas, mas também contamos com 660 campi em todo o país, com experiências e saberes que podem ser compartilhados com Viana”, explicou.

O reitor também anunciou que está buscando, em parceria com os governos municipal, estadual e federal, formas de ampliar o campus. “Compartilho essa informação com os vereadores do município que estão aqui, para que nos ajudem. É uma articulação complexa que estamos conduzindo com todos os envolvidos: a bancada federal, o governo estadual, o prefeito, os alunos e toda a sociedade. Viana, pela sua importância, precisa de um Ifes com, pelo menos, o dobro do tamanho físico e o triplo de recursos humanos”, defendeu.

A diretora-geral do campus, Regiane Teodoro do Amaral, lembrou que as parcerias existem desde as primeiras ações para que o campus fosse implantado no município. “O termo de cooperação formaliza uma relação que temos com o município, com diversos projetos e ações em andamento. O documento norteará e organizará as parcerias, o que é muito importante”, afirmou.

O prefeito do município, Wanderson Bueno, disse que a cooperação é um princípio de sua atuação, pautada desde o plano de governo. “Aqui no campus temos um Ifes com uma equipe muito disposta a colaborar, o que ajuda bastante. Hoje é um dia muito importante para o futuro de nosso município”, apontou.

O deputado estadual Marcelo Santos parabenizou o Ifes a Prefeitura pela iniciativa. Segundo ele, buscar o conhecimento para solução de problemas coletivos é uma necessidade do presente. “Não é mais possível que políticos proponham e realizem ações de acordo com suas vontades. É preciso buscar na academia, como faz a Prefeitura de Viana, as diretrizes para otimizar suas iniciativas. Viana, mais uma vez, está de parabéns”, comemorou.

Viana2viana3