Página inicial > Notícias > Projeto dos agentes de inovação inicia parceria com bibliotecários do Ifes

Projeto dos agentes de inovação inicia parceria com bibliotecários do Ifes

Publicado: Quarta, 08 de Setembro de 2021, 10h29 | Última atualização em Quarta, 08 de Setembro de 2021, 10h29

Intenção é capacitar servidores para atuar de forma estratégica com ativos de propriedade intelectual.

O projeto Agentes de Inovação do Ifes, ligado à Agifes, iniciou uma parceria com os bibliotecários da instituição, com o objetivo de desenvolver ações de sensibilização e capacitação desses servidores para o uso estratégico dos ativos de propriedade intelectual nas ações de ensino, pesquisa e extensão. Em reunião realizada no dia 2 de setembro, o coordenador do projeto, José Claudio Valbuza (Campus Itapina/Agifes), apresentou as formas como a PI está relacionada às atividades desenvolvidas nas bibliotecas.

O encontro foi também coordenado pela bibliotecária do Campus Linhares, Celina Soprani, e teve a participação das servidoras Gabriela Cassa, Marcileia Seibert e Sabrine Pinto, do Campus Vitória; de Viviane de Assis, do Campus Montanha; e de Humberto Brotto, da Agifes.

“As bibliotecas do Ifes são espaços extremamente ricos que, além de oferecer material didático, fontes de pesquisa, leituras, interação e motivação para o estudante, também oportunizam situações em que servidores e estudantes podem contar com o suporte dos bibliotecários em seus trabalhos”, observou Valbuza. Ele lembrou ainda que as bibliotecas estão presentes em todos os campi, contando com uma estrutura ampla.

O coordenador citou que os bibliotecários podem, por exemplo, auxiliar a comunidade acadêmica a fazer uma busca estratégica do estado da técnica em uma determinada área, para impulsionar pesquisas que apresentem soluções cada vez mais atuais e conectadas com as necessidades das comunidades.

Na reunião, ficou definido que será elaborada uma proposta de organização de um evento e de uma capacitação, em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com foco nas atividades desempenhadas pelos servidores das bibliotecas.

Saiba mais sobre o projeto Agentes de Inovação do Ifes: https://agifes.ifes.edu.br/agentes-de-inovacao/