Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Edição especial da Ifes Ciência traz artigos sobre Centro-Oeste capixaba
Início do conteúdo da página

Edição especial da Ifes Ciência traz artigos sobre Centro-Oeste capixaba

Publicado: Segunda, 20 de Setembro de 2021, 10h08 | Última atualização em Segunda, 20 de Setembro de 2021, 10h09

Artigos são resultado do trabalho do Ifes no Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável.

A revista Ifes Ciência lançou a edição especial “Desenvolvimento Regional Sustentável: O centro-oeste capixaba”, com artigos relacionados à microrregião Centro-Oeste. A iniciativa está relacionada ao Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável, do Governo do Estado, do qual o Ifes é parceiro.

O projeto tem como objetivo realizar uma pesquisa para subsidiar a construção dos diagnósticos e dos planos de ação para compor o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) nas nove microrregiões no interior capixaba. As microrregiões foram divididas em arranjos, que reúnem duas ou três microrregiões. O Ifes ficou responsável por desenvolver a pesquisa em dois arranjos, coordenados pelos professores Érika Leal, do Campus Cariacica; e Leonardo Bis, do Campus Vitória.

O Arranjo 3 é formado por duas microrregiões, Centro-Oeste e Rio Doce, e coordenado pela professora Érika Leal. “Entregamos as primeiras versões dos diagnósticos da pesquisa em janeiro de 2021 e nossos pesquisadores acordaram em fazer uma revista com uma coletânea de artigos sobre o Centro-Oeste”, conta.

Neste volume especial, a publicação conta com a participação de pesquisadores dos campi do Ifes na região e traz dez artigos que abordam os temas dos cinco eixos temáticos do DRS (Social, Econômico, Território, Ambiental e Gestão Pública), além dos aspectos da formação histórica da região e uma discussão conceitual que envolveu a elaboração do projeto no arranjo. “Entendemos que a publicação contribui para disseminar conhecimentos sobre a localidade, refletir sobre o desenvolvimento com foco nas potencialidades locais, na redução das desigualdades sociais e preservação do meio ambiente”, conclui a professora.

Acesse a edição especial da revista Ifes Ciência.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página