Ifes cria Comissão Permanente de Normalização
Grupo tem o propósito de orientar sobre normas e estilos adotados em trabalhos acadêmicos.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) criou uma Comissão Permanente de Normalização, vinculada ao Fórum de Bibliotecas da instituição, com o propósito de auxiliar na resolução de possíveis dúvidas sobre normas e estilos adotados em trabalhos acadêmicos.
O grupo já iniciou o atendimento a bibliotecários e docentes (principalmente os que atuam como orientadores) com o esclarecimento de dúvidas sobre as normas de apresentação de trabalhos. A bibliotecária Rossanna Rubim, que integra a comissão, explica que, mesmo havendo manuais institucionais, as nomenclaturas específicas e exigências podem fugir à compreensão de quem precisa consultar, interpretar e aplicar o disposto nas normas.
Assim, a comissão auxilia na solução das dúvidas e também propõe modelos de documentos. Outra atribuição é acompanhar e realizar atualizações nas normas, além de emitir pareceres quando for solicitado. “Atualmente, também trabalhamos num projeto de qualificação e atualização para bibliotecários e documentalistas do Ifes, a partir da oferta de curso de curta duração sobre o estilo APA, há pouco adotado na instituição”, informou Rossanna. O contato da Comissão Permanente de Normalização é normalizacao@ifes.edu.br.
Atualmente, o Ifes conta com três manuais de normalização de trabalhos. Confira:
Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos: documento impresso e/ou digital.
Normas para elaboração de referências - NBR 6023: documento impresso e/ou digital.
Guia Ifes do estilo APA para tabelas, ilustrações, citações e referências.
Redes Sociais