Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Edital, fruto de parceria firmada entre Conif e ConTIC, vai distribuir premiação a estudantes da Rede Federal
Início do conteúdo da página

Edital, fruto de parceria firmada entre Conif e ConTIC, vai distribuir premiação a estudantes da Rede Federal

Publicado: Sexta, 24 de Setembro de 2021, 13h35 | Última atualização em Sexta, 24 de Setembro de 2021, 13h36

Estudantes da Rede Federal podem apresentar de projetos que explorem os eixos temáticos do edital.

Estão abertas, até 18 de outubro, as inscrições para o Edital Conif-Contic nº 09/2021. Os estudantes da Rede Federal interessados em participar vão concorrer a prêmios, mediante apresentação de projetos que explorem os quatro eixos temáticos: Virtuosidade econômica; Inovação e transformação digital; Segurança e confiabilidade; Responsabilidade social e digital. As inscrições devem ser feitas no site do Conif.

O lançamento do edital ocorreu, nesta terça-feira (15/9), durante o Painel Telebrasil 2021. O edital, contendo os termos de participação e os pré-requisitos para os projetos, foi lançado durante a programação principal do Painel, no webinar “O mundo do trabalho e as novas tecnologias”, que contou com a participação da presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Sônia Regina Fernandes.

O Painel Telebrasil abre para estudantes e docentes da Rede Federal uma oportunidade de contato com alguns dos mais importantes profissionais do setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC), de acordo com a presidente do Conif. “O painel é uma experiência fantástica e ajuda a darmos passos largos rumo ao desenvolvimento do Brasil para que se constituam ferramentas de uma cultura digital. Não podemos ficar às margens desse processo” destaca.

Tanto os cursos como a premiação dos projetos – R$ 10 mil para os vencedores em cada tema e mais R$ 5 mil para o mais popular – ocorrem no contexto da parceria firmada entre o Conselho e a Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC). Esta última reúne as principais empresas brasileiras nas áreas de serviços de telecomunicações, internet, construção de infraestrutura de redes de telecomunicações e informática.

“O edital fruto dessa parceria evidencia o protagonismo da Rede no desenvolvimento econômico dos arranjos produtivos locais onde há campi e contribui com o fortalecimento do país como um todo. Esperamos que parceiras como essa frutifiquem para que consigamos construir um país melhor”, completa Sônia. Marcio Girão, presidente da ConTIC, fez a mediação do webinar. Na oportunidade, ele reforçou a importância da parceria e apontou que a iniciativa será importante indutora da inovação e da descoberta de novos talentos.

Cursos
Para participar do Edital Conif-Contic nº 09/2021 é necessário que os interessados se inscrevam nos cursos sobre Novas Tecnologias e o Mundo do Trabalho do Painel Brasil. Executivos de empresas do setor de telecomunicações, como Algar Telecom, Claro, Oi, Tim e Vivo, vão ministrar cursos gratuitos e com certificação, oferecidos como programação paralela ao Painel. A Huawei, como patrocinadora do projeto, também disponibilizará especialistas para incrementar o conteúdo dos cursos.

Painel Telebrasil
O evento está oferecendo gratuitamente um programa de formação focado em 5G, IoT, redes de fibra e segurança cibernética, e apresentado em quatro dias – 15, 22 e 29 de setembro e 6 de outubro –, sempre de 16h às 18h. As aulas serão ministradas online, por especialistas de grandes empresas de telecomunicações e haverá emissão de certificados de participação. Para o Painel Telebrasil, as inscrições seguem abertas.

Para acompanhar as aulas, basta acessar o endereço paineltelebrasil.org.br. Assim, será possível garantir um duplo acesso, isto é, tanto para a programação oficial do evento, que contará com a presença de autoridades governamentais, convidados internacionais e lideranças do setor de telecomunicações, como, claro, para os cursos.

Acesse o Edital Conif-Contic nº 09/2021.

Inscreva-se!

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif

registrado em:
Fim do conteúdo da página