Página inicial > Notícias > Ifes tem semifinalistas na Olimpíada de Língua Portuguesa

Ifes tem semifinalistas na Olimpíada de Língua Portuguesa

Publicado: Sexta, 08 de Outubro de 2021, 14h25 | Última atualização em Sexta, 08 de Outubro de 2021, 14h25

Estudantes e docentes de Viana e de São Mateus estão classificados nas categorias Documentário e Artigo de Opinião.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) tem professores e estudantes na semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa. Uma turma do Campus Viana, orientada pelo professor Vinícius Delfino Silva, está na semifinal na categoria documentário; outra, do Campus São Mateus, orientada pela professora Adriana Pin, está na semifinal na categoria Artigo de Opinião.

A Olimpíada de Língua Portuguesa conta ainda com as categorias de Poema, Memórias Literárias e Crônica. O concurso é promovido pelo Itaú Social, com o intuito de reconhecer o trabalho de professores e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil.

Para participar, os docentes realizaram as atividades com os alunos em um dos gêneros do concurso, com apoio dos Cadernos Docentes. Eles escreveram um relato da prática e organizaram os registros para a Linha do tempo e o Álbum da turma. Após passar por etapas na própria escola, no município e no estado, os grupos semifinalistas foram anunciados na última quarta-feira (6).

A turma 1A, do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Logística do Campus Viana, participa com dois documentários a partir da temática central da Olimpíada de Língua Portuguesa: "O lugar onde vivo". Os títulos são "O lugar onde vivo tem o Convento da Penha" e "A Terra de Congo". De São Mateus, as estudantes Isabella Cancela Morais e Ana Beatriz Almeida Monteiro representam a turma do 3º ano do Curso Técnico em Eletrotécnica na semifinal com seus artigos de opinião.

A partir de 13 de outubro começam os Encontros de Semifinalistas, que propõem uma série de atividades culturais e formativas. No dia 12 de novembro, será realizada a live de encerramento, com o anúncio dos classificados para a etapa nacional (final).

Saiba mais no site da Olimpíada de Língua Portuguesa.