Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Veja como está o retorno às atividades presenciais nos campi do Ifes
Início do conteúdo da página

Veja como está o retorno às atividades presenciais nos campi do Ifes

Publicado: Sexta, 22 de Outubro de 2021, 14h25 | Última atualização em Sexta, 22 de Outubro de 2021, 18h23

Instituto adotou, desde agosto, transição para modelo de ensino flexível, que conjuga momentos presenciais com atividades não presenciais.

 O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vem implantando desde agosto um modelo de ensino flexível em seus campi, conjugando atividades pedagógicas presenciais e não presenciais para os estudantes. O modelo de ensino foi regulamentado na instituição pela Portaria n.1.191/2021 e implementado a partir da deliberação do Conselho Superior, no final do mês de julho deste ano.

Conforme a decisão do Conselho, os meses de agosto e setembro foram destinados a uma transição, com a priorização de aulas para as turmas finalistas e para as aulas práticas de de campo e de laboratório. A partir de outubro, foi previsto o retorno escalonado dos estudantes. Cada campus definiu a organização da transição, de acordo com o seu calendário acadêmico vigente, e está cuidando da comunicação aos estudantes sobre o passo a passo.

A pró-reitora de Ensino do Ifes, Adriana Pionttkovsky Barcellos, explica que os calendários não estão unificados, no momento, pois cada campus planejou as atividades, neste período de pandemia, de acordo com suas particularidades. Assim, existem diferenças de datas na retomada das atividades presenciais entre os campi, já que o segundo semestre letivo não teve início no mesmo momento para todos.

“Os nossos cursos têm características diferentes. Alguns têm mais aulas práticas do que outros, e mesmo dentre essas aulas, algumas puderam ser adaptadas e outras não. Isso fez com que alguns cursos pudessem ter mais carga horária ministrada como atividade não presencial, enquanto outros não puderam avançar tanto”, detalhou.

Desafios desde o início da pandemia
Adriana relembra que o Ifes enfrentou os grandes desafios postos pela pandemia com uma constante avaliação do cenário de forma a reorganizar o ensino da melhor forma possível. “Com o anúncio do estado de calamidade pública e da necessidade de isolamento social, fomos levados à paralisação das atividades letivas, em março de 2020, enquanto estudávamos um formato possível de ser implementado. Regulamentamos as APNPs – Atividades Pedagógicas Não Presenciais, em maio de 2020. Elas foram necessitando de alterações e ajustes para um melhor aproveitamento com o alargamento do período da pandemia”.

No segundo semestre do ano de 2020, os campi iniciaram o atendimento presencial aos alunos finalistas, para que pudessem concluir seus cursos, e foi instituído o período de transição. “O plano mais uma vez ficou prejudicado pelo patamar que a pandemia tomou a partir do mês de março de 2021. Foi necessário suspender as atividades presenciais com as turmas finalistas até o final do mês de julho. Com o avanço da imunização e a estabilização dos casos no Estado, definimos pela transição entre as atividades pedagógicas não presenciais e o retorno presencial durante os meses de agosto e setembro e o retorno gradual e escalonado a partir do mês de outubro, que é a fase em que nos encontramos agora”, explicou a pró-reitora.

Confira abaixo como está sendo o retorno às atividades presenciais em cada campus do Ifes, com a adoção do modelo flexível em 2021.

Campus de Alegre
Vem realizando aulas práticas presenciais nos cursos de graduação conforme a demanda de cada um desde março de 2021. A partir de 18 de outubro, houve o retorno presencial das turmas finalistas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. O revezamento das demais turmas do ensino técnico e dos cursos de graduação terá início em 17 de novembro. Início do ano letivo para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: 28/03/2022

Campus Aracruz
Retorno gradual com revezamento para todos os cursos (ensino flexível) desde 24 de agosto. O retorno presencial (ensino flexível) de todas as turmas dos técnicos integrados e concomitantes foi iniciado em setembro. Para cursos superiores, está previsto para 3 de novembro. No momento, há revezamento para as turmas que precisam ser divididas, conforme protocolo de retorno do Ifes. As aulas são transmitidas de forma síncrona para os grupos de alunos que ficam em casa durante o revezamento. Início do ano letivo de 2022 será no dia 06/04/22.

Campus Barra de São Francisco
No ensino médio integrado, o retorno presencial com ensino flexível híbrido está marcado para 22 de novembro. Previsão de início do semestre 2022/1 em 07/03/2022.

Campus Cachoeiro de Itapemirim
Revezamento para práticas de laboratórios para todas as turmas desde março de 2021. Retorno presencial com revezamento para aulas teóricas e práticas desde setembro para 11 turmas, dos cursos de Engenharia Mecânica, Técnico em Mecânica e Técnico em Mineração. Retorno presencial com revezamento para aulas teóricas e práticas, para todas as turmas, desde 4 de outubro. Início do semestre 2022/1 previsto para 22/03/2022.

Campus Cariacica
A partir de 4 de outubro, iniciou o retorno às atividades presenciais (ensino flexível) com revezamento para 15 turmas do ensino médio integrado. A partir de 25 de outubro, todas as turmas do ensino médio integrado terão retornado. Para os cursos concomitantes, o prazo é até o final da primeira quinzena de novembro.

Campus Centro-Serrano
O retorno gradual teve início em 8 de setembro para turmas finalistas e para as aulas práticas de todos os cursos. Desde 27 de setembro, as turmas finalistas dos cursos técnicos integrados passaram a ter aulas presenciais sem revezamento. O retorno presencial de todas as turmas dos cursos técnicos (primeiros e segundos anos) com revezamento teve início em 18 de outubro. Turmas da graduação com aulas presenciais a partir de 25 de outubro. Início do semestre 2022/1 em 14/03/2022.

Campus Colatina
A partir do dia 23 de agosto de 2021, todos os estudantes passaram a frequentar o campus para atividades presenciais. A partir de 4 de outubro, 100% dos alunos retornaram presencialmente. Data de início prevista do ano letivo de 2022: 07/02/2022.

Campus Guarapari
O retorno gradual com revezamento é feito desde agosto, com finalistas e aulas práticas presenciais de todos os cursos técnicos. Entre 4 e 6 de outubro, teve início o revezamento para aulas presenciais (ensino flexível) das turmas dos cursos técnicos integrados e da graduação. Início do semestre 2022/1 em 08/03/2022.

Campus Ibatiba
O retorno presencial flexível com todas as turmas dos cursos técnicos integrados e graduação em Engenharia Ambiental teve início em 5 de outubro. Não houve necessidade de revezamento. A Pós-Graduação continua totalmente on-line - exceto por um curso semipresencial cujas atividades no modelo flexível terão início em 5 de novembro. Início do semestre 2022/1 em 07/03/2022.

Campus Itapina
Retorno gradual com revezamento (ensino flexível) feito em outubro para os cursos técnicos (05/10) e superiores (13/10). Aulas práticas, teóricas e laboratoriais de modo presencial para todas as turmas de todos os cursos a partir de então. Início do semestre 2022/1 em 28/03/2022.

Campus Linhares
O retorno gradual com revezamento (ensino flexível) começou em agosto, pelas turmas finalistas e pelas aulas práticas presenciais do curso técnico em Automação Industrial. A partir de 13 de outubro, todos os estudantes passaram a ter aulas presenciais (ensino flexível) com revezamento. Início do semestre 2022/1 em 14/02/2022.

Campus Montanha
A partir de 4 de outubro, iniciou o retorno presencial com ensino flexível para todas as turmas de cursos técnicos integrados e do curso Tecnólogo em Gestão Ambiental. Foi organizado rodízio de séries por semana e, em novembro, deverá haver rodízio de cursos por semana. Início do ano letivo 2022 em 21/03/2022.

Campus Nova Venécia
Em agosto de 2021, houve o retorno das aulas práticas para todos os cursos. O início das aulas presenciais com ensino flexível para todas as turmas foi feito em 4 de outubro. Início do ano letivo de 2022 em 16/03/2022.

Campus Piúma
O retorno das atividades presenciais da graduação (ensino flexível) teve início em 27 de setembro. Para o ensino médio integrado, o retorno presencial com ensino flexível e revezamento semanal começou em 4 de outubro. Início do semestre letivo 2022/1 em 14/03/2022.

Campus Santa Teresa
Em setembro, houve o retorno presencial para aulas práticas no curso de Agronomia. O retorno presencial com ensino flexível para todas as turmas dos cursos técnicos integrados está marcado para 8 de novembro. Para os cursos de graduação (integral e matutino), será em 29 de novembro. Para os cursos de graduação noturnos, em janeiro de 2022. Início do ano letivo de 2022/1 previsto para 18 de abril de 2022

Campus São Mateus
O retorno presencial para aulas práticas nos cursos técnicos e de graduação está marcado para 10 de novembro. Início do semestre letivo 2022/1 em 31/05/2022.

Campus Serra
Retorno dos alunos finalistas a partir de agosto, com aulas práticas. A partir de outubro inicia o retorno com todas as turmas, com rodízio para aulas de laboratório. Nas aulas teóricas, o rodízio é feito apenas caso a disciplina tenha mais estudantes matriculados do que o permitido pelo protocolo de retorno para cada sala de aula. Início do semestre 2022/1 em 07/03/2022.

Campus Venda Nova do Imigrante
Início do ensino flexível para todas as turmas do ensino médio integrado em 4 de outubro de 2021, com retorno de aulas teóricas e práticas. Divisão das turmas do integrado em grupo A e B que alternam os dias no campus. Para a graduação, o ensino flexível iniciou em 18 de outubro de 2021, para todos os cursos e períodos. Não foi necessário revezamento de grupos e o retorno ocorreu para as aulas práticas e teóricas. O ano letivo de 2022 tem início previsto para 14 de março de 2022.

Campus Viana
Iniciou em setembro o retorno das turmas finalistas do ensino médio integrado. A partir de 25 de outubro, haverá revezamento presencial de todas as turmas do ensino médio integrado; no dia seguinte, a graduação também retorna às atividades presenciais. Início do semestre 2022/1 em 26/04/2022.

Campus Vila Velha
O retorno de todos os alunos para atividades presenciais está marcado para 9 de novembro. Início do semestre 2022/1 em 30/03/2022.

Campus Vitória
O retorno presencial gradual de aulas práticas para turmas de cursos técnicos e de graduação teve início em maio de 2021. O retorno das aulas práticas presenciais (na estratégia de ensino flexível) para todos os cursos, teve início em 13 de outubro. A partir de 10 de novembro, haverá ampliação de aulas presenciais (incluindo disciplinas teóricas) com rodízio para todos os cursos técnicos e de graduação. Início do ano letivo de 2022: 21/03/2022. Confira mais informações divulgadas pelo campus sobre o retorno.

registrado em:
Assunto(s): retorno , ensino flexível , apnp
Fim do conteúdo da página