Página inicial > Notícias > Ifes firma parcerias com Sedu e IEL

Ifes firma parcerias com Sedu e IEL

Publicado: Segunda, 25 de Outubro de 2021, 15h17 | Última atualização em Segunda, 25 de Outubro de 2021, 15h25

Acordos de cooperação técnica foram assinados no mês de outubro.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) firmou parcerias com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) no mês de outubro. O termo assinado com a Sedu visa institucionalizar as ações desenvolvidas pelo Instituto na rede pública de educação básica, com o intuito de trazer novos projetos para estudantes e docentes; com o IEL, o objetivo é desenvolver um novo programa de estágio para os estudantes do Ifes.

A diretora de Relações Empresariais e Extensão Comunitária do Ifes, Elizangela Broetto, explica que, no caso da Sedu, “para as ações de Extensão que gerarem necessidade de formalização de instrumento de parceria, tendo como objetos a melhoria da educação na rede pública de educação básica ou a formação de professores, bastará, a partir de agora, fazer um plano de trabalho e juntar ao acordo existente, ou seja, dentro desse objeto não precisa mais fazer um termo novo".

Assim, os servidores do Ifes vão poder propor as ações, apresentar no seu campus ao diretor de Pesquisa e Extensão, que vai poder levar a proposta para a Sedu, sem necessidade de firmar acordos de cooperação a cada projeto. “Essa parceria institucionalizada simplifica o caminho”, destacou.

Estágio
A ideia do novo programa de estágio, criado em conjunto com o IEL, é desenvolver a carreira dos estudantes do Ifes, por meio de estágios focados em soluções para questões pontuais das empresas, de forma a gerar tanto uma experiência de relevante de aprendizado quanto um impacto positivo da presença do estudante naquele ambiente. Além disso, os estudantes vão contar com orientação e mentoria quanto ao ambiente profissional e ao desenvolvimento de suas carreiras.

Elizangela conta que será elaborado um cronograma de visitas às empresas para levantar suas demandas e, a partir delas, propor soluções e equipes de projetos. Será designado tanto um professor orientador do Ifes quanto o supervisor de estágio da empresa. O estudante vai fazer parte do time do projeto. Há a expectativa de, a partir de março, passar a selecionar os participantes dentro do Instituto.

O termo com o IEL foi assinado no dia 14 de outubro, com a presença do superintendente do IEL, Rodrigo Teixeira; o diretor-geral da Findes, Paulo Lacerda; e a coordenadora de estágio do IEL, Lorena Sathler. Pelo Ifes, estiveram o reitor, Jadir Pela; além de Elizangela Broetto.

assinatura tac iel ifes

Assunto(s): parceria , sedu , iel , assinatura