Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Jornada de Integração terá palestras e painéis das grandes áreas do conhecimento
Início do conteúdo da página

Jornada de Integração terá palestras e painéis das grandes áreas do conhecimento

Publicado: Quinta, 04 de Novembro de 2021, 18h44 | Última atualização em Quinta, 12 de Maio de 2022, 16h17

Agrárias, Exatas e da Terra, Engenharias, Biológicas e Saúde, Sociais Aplicadas, Humanas e Linguística, Letras e Artes fazem parte do evento, que começa nesta segunda-feira (8).

A V Jornada de Integração, que começa na segunda-feira (8), conta com uma programação diversa, que abrange várias áreas do conhecimento e percepções sobre o tema central “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, que é também o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Além das apresentações de trabalhos acadêmicos e da troca de experiências, serão realizados em todos os dias do evento painéis de cada grande área e painéis dos diversos núcleos atuantes no Ifes. Estudantes, pesquisadores e profissionais do Instituto e de outras instituições vão marcar presença.

Na abertura, a professora Eliade Ferreira Lima, da Unipampa, falará sobre a “Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão: Sonho ou Possibilidade?”. Ela é pós-doutora em Astrofísica e divulgadora científica que atua no apoio à entrada e permanência de meninas nas áreas ciência, tecnologia, engenharias e matemática, e no combate ao assédio sexual no ambiente acadêmico.

Ainda na segunda-feira (8), acontece a palestra da área de Ciências Agrárias, com o doutor em Recursos Hídricos e Ambientais Salomão de Sousa Medeiros. Ele tem uma ampla experiência em pesquisa e gestão de recursos hídricos - incluindo reúso e aproveitamento de água de chuva, e atualmente atua no Polo de Inovação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

O segundo dia de jornada (9) terá o painel das Engenharias, que contará com a fala de Pablo Rodrigues Muniz sobre “Energia e sociedade: aspectos técnicos, econômicos e culturais que retratam um país”; e de Laura Marina Pinotti, que abordará “Reaproveitamento de óleo de fritura: Produção de sabão e biodiesel”. Pablo é professor do Ifes, pós-doutor em Engenharia Elétrica e bolsista de produtividade do CNPq. Laura é professora da Ufes, pós-doutora em Biologia Molecular, e atualmente se dedica à pesquisa para produção, purificação, imobilização e clonagem de enzimas, e obtenção de biocombustíveis.

Também no dia 9, a professora Diva Marília Flemming falará sobre “Diferencial e Integral: Como inovar o processo de ensino-aprendizagem frente à evolução das tecnologias”, no painel de Ciências Exatas e da Terra. Diva foi professora e coordenadora dos cursos de Matemática (licenciatura e bacharelado) na Unisul, nos últimos 23 anos.

Programação dos núcleos
A quarta-feira (10) concentra as palestras e painéis dos núcleos atuantes no Ifes: Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne); Núcleo de Educação Ambiental (NEA); Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi); Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (Nepgens); Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE); Núcleo de Arte e Cultura (NAC). Haverá ainda painel da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) e do Pibid e da Residência Pedagógica.

Entre os temas que serão abordados, estão: educação especial e inclusiva; saúde e meio ambiente; pesquisadores negros e indígenas do Espírito Santo; gênero e inteligência artificial; tecnologias educacionais; nova organização do ensino médio; e cultura. Haverá diversos convidados.

Na quinta-feira (11), acontece o painel de Ciências Biológicas e Saúde: “As ferramentas biotecnológicas na transversatilidade da ciência”, com Helaine Cancela (Uenf), que é pós-doutora em Genética e Melhoramento de Plantas, e Ana Paula Candido Gabriel Berilli (Ifes), doutora da área e coordenadora do grupo de pesquisa intitulado Melhoramento Genético Vegetal. A área de Saúde contará ainda com a palestra “A epigenética na qualidade de vida e saúde”, da doutoranda Bárbara Risse Quaioto, que pesquisa Biotecnologia em Saúde.

No mesmo dia, acontece a mesa-redonda da área de Linguística, Letras e Artes, com o título: “Filosofia, Arte, Ciência e Mística como potências criadoras de uma Gaia Educação”. Participam três professores da UFBA: Verônica Domingues Almeida, doutora em Educação; Cilene Nascimento Canda, doutora em Artes Cênicas; e Dante Galeffi, doutor em Educação.

Fecinc
A Feira de Ciências Norte Capixaba (Fecinc) terá dois painéis especiais para debater o tema “Iniciativas que auxiliam no combate à desinformação”. No dia 11, o evento contará com a participação das estudantes do Ifes Julia Souza do Nascimento e Gessika Fernandes da Silva; o estudante gaúcho Felipe Eduardo Piccini Dal Magro; e a estudante do IFCE Ana Izabela Melo Bezerra. A mediação é de Keiciane Canabarro Drehmer Marques, doutora em Educação em Ciências.

No dia 12, a mediação será feita por Myllena Cristyna Braz da Silva, graduanda em Ciências Políticas com ênfase em Cinema, em universidade no Sul da Califórnia (EUA). Participam os estudantes Hugo Luis Gomes de Souza, Claudia Isabela Ribeiro da Silva, Mariane Ferreira Santos e Pedro Gabriel Ubatuba de Faria Denega, que frequentam o ensino médio em diferentes partes do Brasil.

Encerramento
O dia 12 será o último da Jornada de Integração e contará com dois painéis. O de Ciências Sociais Aplicadas terá o tema “A Transversalidade na Ciência, Tecnologia e Inovações para o desenvolvimento dos sistemas Produtivos e Inovativos locais” e mediação do jornalista Leonardo Lopes (Ifes).

Os debatedores são o professor José Claudio Valbuza (Ifes), mestre em Propriedade Intelectual e Inovação (INPI) e coordenador do projeto Agentes de Inovação do Ifes (Agifes); Robson Malacarne (Ifes), pós-doutor em Desconstrução e Sustentabilidade, co-líder do Núcleo Poiein; Otiniel Barcelos de Aquino, membro de empreendimento econômico solidário e militante da economia solidária, pós-graduado em Gestão de Políticas Públicas; e Wagner Calmon Barbosa, mestre da cultura popular, luthier e idealizador do Movimento Cultural Tambores Esperança.

O painel das Ciências Humanas será dedicado a refletir sobre o tema “Entre a alta tecnologia e os direitos básicos: um debate sobre educação no século XXI”, com os debatedores Victor Anequim Guimarães, que é professor de filosofia e especialista em Tecnologias Educacionais; e Vinicius Arena Muniz, advogado, licenciado em filosofia e mestre em Ciências Sociais.

Inscrições e certificado
Toda a programação da V Jornada de Integração do Ifes será disponibilizada por meio de uma plataforma on-line. Para ter acesso ao conteúdo, basta se inscrever gratuitamente no site do evento, o https://jornadadeintegracao.ifes.edu.br/. Os inscritos receberão certificado de participação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página