Página inicial > Notícias > Obra da Edifes será lançada no Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal

Obra da Edifes será lançada no Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal

Publicado: Quinta, 04 de Novembro de 2021, 19h23 | Última atualização em Quinta, 04 de Novembro de 2021, 19h23

Enedif começa no dia 17 de novembro e terá programação de lançamentos, colóquios e minicursos.

Uma publicação editada pela Edifes foi selecionada para ser lançada durante o V Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal (Enedif). O evento será realizado de 17 a 19 de novembro, com a temática “O papel das editoras e dos editores no fortalecimento da missão da Rede Federal na era digital". A organização é do Instituto Federal do Amapá (Ifap).

O livro “O brincar na educação infantil: enunciações docentes em um contexto de formação continuada”, de Leticia Cavassana Soares, é um dos dois representantes da Região Sudeste escolhidos para lançamento no encontro. Haverá exibição de vídeo sobre as obras selecionadas em intervalos da programação do evento; e participação em sala de autógrafos, no dia 18, das 17h às 18h, pelo Google Meet. Cada sala incluirá a apresentação das obras pelos editores, autores ou organizadores.

Inscrições
O Enedif começa às 19 horas do dia 17 de novembro, com a solenidade de abertura, tendo a participação, entre outros, da reitora do Ifap, Marialva Almeida; da presidente do Conif, Sônia Regina de Souza Fernandes; e do coordenador do Fórum de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Forpog), André Romero da Silva. A abertura contará com apresentação artística e com o colóquio de abertura “Por que, para que e como publicar na era digital?” - por Eugenio Trivinho (PUC-SP), doutor em Ciências da Comunicação, e Flávia Goulart Mota Garcia Rosa (UFBA), doutora em Cultura e Sociedade.

No dia 18, das 8h30 às 10h, ocorrerá a mesa-redonda “Como garantir a qualidade dos periódicos?”, com o vice-presidente de Relações Acadêmicas para a América Latina da Elsevier, Dante Cid; a coordenadora do processo de Indexação de Periódicos da Coleção SciELO Brasil, Denise Peres Sales; e o representante do Conselho Editorial da Edifap, Cleber Macedo de Oliveira. Das 10h20 às 12h, será a mesa-redonda “Quais as transformações que a pandemia suscitou?”, com o vice-presidente Abeu, Marcelo Luciano Martins Di Renzo; o presidente da Abec, Sigmar de Mello Rode; e a representante do Conselho Editorial da Edifap, Mabia Nunes Toscano.

No período da tarde, serão ministrados os minicursos Critérios de avaliação da Qualis Periódicos, com Osvaldo Malafaia; Fluxo editorial de livros, com Carlos Alberto Gianotti; Criação de capas para livros, com Fabio Sgroi; e Adaptação de dissertações e teses para livro, com Raquel Correia de Oliveira. Das 17 às 18 horas, ocorrerá o lançamento de obras das editoras da Rede Federal, e em seguida, apresentação artística com a banda Negro de Nós.

No dia 19, a programação prossegue pela manhã com os minicursos Redação acadêmica, com Gilson Luiz Volpato; Avaliador de artigos científicos, com Lilian Calò; A revisão de textos acadêmicos: especificidades e desafios, com Maíra Avelar Miranda; e Criação de capas para livros,com Fabio Sgroi. A partir das 10h20 ocorrerá o Colóquio de Encerramento “Qual é a perspectiva para a mídia livro?”, com os palestrantes Alberto Manguel e Ana Elisa Ribeiro e mediação de Flávia Karolina (membro do Conselho Editorial da Edifap) e tradução simultânea pela professora de Espanhol do Ifal Elaine Sgarbi. Das 14h30 às 17h30 , será realizada a assembleia geral dos editores.

Veja todos os detalhes e faça a sua inscrição na página do Enedif 2021.

*Com informações do Ifap.

Assunto(s): enedif , lançamento , obra , encontro