Página inicial > Notícias > Ifes é parceiro do Sistema Universidade do Espírito Santo

Ifes é parceiro do Sistema Universidade do Espírito Santo

Publicado: Sexta, 12 de Novembro de 2021, 14h47 | Última atualização em Sexta, 12 de Novembro de 2021, 14h47

Instituto ofertará, inicialmente, um curso de pós-graduação e um de graduação, que estão em fase de definição com o Governo do Estado.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) é um dos parceiros do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, lançado pelo Governo do Estado na quinta-feira (11). O sistema reúne e organiza as políticas públicas estaduais de educação profissional de níveis técnico e superior, além da pesquisa, extensão e inovação. O foco dos cursos será nas áreas STEAM, do inglês: Science (Ciências), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes) e Mathematics (Matemática) - motores econômicos para a indústria 4.0 e os desafios do futuro.

O Sistema engloba estruturas já existentes – como a Faculdade de Música do Espírito Santo e o programa Nossa Bolsa – e cria a Universidade Aberta Capixaba (UnAC), com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior e pós-graduação no Estado.

A UnAC funcionará em formato híbrido, por meio de Ensino a Distância (EAD) e utilização dos polos de apoio presenciais já existentes da Universidade Aberta Brasil (UAB). São mil novas vagas, sendo 500 vagas por ano em cursos de graduação e 500 vagas em cursos de pós-graduação, especialização e aperfeiçoamento, em 35 polos, em 34 municípios espalhados por todo o Espírito Santo.

A Universidade Aberta Capixaba será implantada em regime de colaboração com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), mediante a oferta de cursos e programas de Educação Superior e pós-graduação.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, explica que foi disponibilizada ao governo uma lista de possibilidades de cursos a serem ofertados pelo Ifes, a partir de articulação com o Cefor e com alguns dos campi da instituição. “Pediram a nós que passássemos quais cursos poderíamos oferecer dentro das prioridades do governo, na área de tecnologia, de formação de professores e de gestão. Assim, oferecemos um hall de possibilidades”, contou o reitor. A previsão é que, inicialmente, seja uma pós-graduação com início no primeiro semestre letivo de 2022, e uma graduação para o segundo semestre letivo. Os detalhes ainda estão em definição.

Veja mais informações sobre o lançamento do Sistema UniversidadES.

*Com informações da Assessoria do Governo do Estado.

Assunto(s): universidades , sistema , unac