Página inicial > Notícias > Fecinc premia projetos de estudantes

Fecinc premia projetos de estudantes

Publicado: Quarta, 24 de Novembro de 2021, 15h27 | Última atualização em Quarta, 24 de Novembro de 2021, 15h37

Seis deles foram selecionados para participar da Febrace 2022.

A Feira de Ciências Norte Capixaba (Fecinc), que acontece junto à Jornada de Integração do Ifes, divulgou os projetos premiados na última edição. Seis deles foram selecionados para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada anualmente pela Escola Politécnica da USP, e que acontecerá em março de 2022.

A premiação contemplou trabalhos de Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Exatas e da Terra; Engenharias; Linguística, Letras e Artes; Ciências da Saúde; e Ciências Humanas. Todos foram apresentados por estudantes do ensino médio e avaliados por bancas. Ao todo, atuaram como avaliadores 67 profissionais, de 13 estados brasileiros, do Canadá e de Portugal, vinculados a 32 instituições diferentes.

Entre os premiados, há estudantes de escolas estaduais e dos campi de Alegre, Cariacica, Centro-Serrano, Colatina, Guarapari, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Piúma, São Mateus, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória. A Fecinc é um programa de extensão do Campus São Mateus.

O coordenador-geral da Fecinc e professor do Campus São Mateus, Thiago Maduro, explica que o conjunto de critérios de avaliação e seleção de projeto usado pela Fecinc é o mesmo da Febrace e de diversas outras feiras de ciências nacionais e internacionais, que se conectam pelo intercâmbio científico e cultural de jovens talentos para ciência e desenvolvimento tecnológico.

Confira todos os premiados na Fecinc 2021.

Veja abaixo os selecionados para a Febrace 2022:

Material educativo considerando atividades que relacionam permutações, frações e probabilidade ao cubo mágico. Orientadora: Adriana da Costa Barbosa. Alunos: João Pedro Barreri Kill; Marko Vinícius dos Santos Couto. Ifes - Viana.

As produções étnicas em classificados de contratação de trabalhadores domésticos - um percurso histórico. Orientador: Wilson Camerino dos Santos Junior. Aluno: Krísney Santos Gonçalves. Ifes - Vila Velha

Saquinhos de TNT e aplicação do polímero hidrorretentor (gel) na produção de mudas de Peroba em casa de vegetação, no estado nutricional, área foliar e sobrevivência. Orientador: Carlos Henrique Rodrigues de Oliveira. Aluno: Guilherme Melo Curty. Ifes - Alegre.

Influência do uso de saquinhos de TNT e gel na produção de mudas de Peroba estabelecidos em casa de vegetação no acúmulo de biomassa e germinação. Orientador: Carlos Henrique Rodrigues de Oliveira. Aluna:: Andressa Curty Vimercati. Ifes - Alegre.

O Scratch aplicado aos fenômenos de Ressonância e Ondas Estacionárias. Orientador: Robson Santos Gobbi. Aluno: Gabriel Quinquim Zanelato Santana. Ifes - São Mateus

O Scratch aplicado aos fenômenos de Interferência e Batimentos. Orientador: Robson Santos Gobbi. Aluna: Jenniffer Oliveira Checchia. Ifes - São Mateus.

Assunto(s): fecinc , premiados , febrace