Página inicial > Notícias > Orquestra Pop&Jazz encerra o Conexão Arte e Cultura

Orquestra Pop&Jazz encerra o Conexão Arte e Cultura

Publicado: Quinta, 09 de Dezembro de 2021, 20h32 | Última atualização em Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 17h49

Orquestra do Ifes apresentou concerto especial sobre “Diversidade, identidade e raízes”, tema do evento

WhatsApp Image 2021 12 07 at 17.51.21

Orquestra Pop&Jazz do Ifes. Crédito: Assessoria de Comunicação do Ifes

Uma apresentação da Orquestra Pop&Jazz do Ifes encerrou o evento Conexão Arte e Cultura, na noite desta quinta-feira (9). A solenidade de encerramento foi transmitida ao vivo no Canal do Ifes no Youtube. Entre as apresentações, quem acompanhou a transmissão pôde assistir a um bate-papo entre Breno Bricio, ex-aluno do Ifes, servidor do Campus Vitória e membro da Pop&Jazz com o maestro Célio Paula, também servidor do Ifes. Célio está na regência da orquestra e oferta a Oficina de Música no Campus Vitória há 36 anos. O regente falou sobre o repertório escolhido. “Com a deixa do tema do evento, montamos um repertório muito especial". Ele destacou a alegria em participar do Conexão. "Ficamos muito felizes com o convite. Podermos voltar a nos encontrar para tocar juntos, após quase 2 anos, ainda mais no primeiro evento integrador da arte e da cultura do Ifes é muito gratificante", contou.

Clique aqui e assista.

O Conexão Arte e Cultura foi realizado entre os dias 6 e 9 de dezembro de forma totalmente virtual. Ao todo, mais de 400 pessoas se inscreveram nas mais de 60 horas de atividades oferecidas entre mesas redondas, rodas de conversa, oficinas e espaços de criação coletiva. Uma galeria virtual também esteve disponível ao longo de todo o evento para visitas dos participantes inscritos. Mais de 100 voluntários entre servidores, estudantes, artistas, produtores e membros de coletivos culturais estiveram envolvidos diretamente na realização das atividades da programação.

O reitor Jadir Pela agradeceu o empenho dos servidores e demais voluntários envolvidos na atividade. “Quando fiz o desafio aos Núcleos de Arte e Cultura de realizarmos um evento integrador não tínhamos a pandemia, mas nos saímos muito bem, mesmo diante das dificuldades. Podem continuar contando comigo e vamos nos preparar para o próximo”, emendou. Jadir Pela também destacou o trabalho da Pop&Jazz, estrela da cerimônia. “Posso testemunhar a importância e a qualidade do trabalho do maestro Célio Paula. Eu estava lá, em 1985, quando ele chegou à então Escola Técnica e é gratificante ver esse trabalho ao longo dos 36 anos”, disse.

O presidente da comissão organizadora do evento, Ademir Adeodato, também fez uma fala aos presentes. Ele lembrou de todos que ajudaram a construir o Conexão Arte e Cultura. “Equipes de apoio, pareceristas, mediadores, oficineiros, intérpretes e tantos outros que ajudaram a fazer esse evento, levem meu agradecimento”. Ele disse que vai se empenhar pela continuidade da atividade. “Me sinto desafiado a contribuir para que este não seja o único, mas que tenhamos o segundo, terceiro, quarto”, prometeu.

Política de Arte e Cultura do Ifes

A cerimônia de encerramento também lançou a Política de Arte e Cultura do Ifes, aprovada pelo Conselho Superior da Instituição. A presidenta da comissão responsável pela elaboração da política, Dayane Santos Souza, agradeceu o empenho de todos pela construção do documento. “A política instituída, que é um encaminhamento do 1º Encontro de Núcleos de Arte e Cultura (NAC’s), é importante não só para o fortalecimento das nossas ações de arte e cultura, mas também para toda a sociedade, pois valoriza o papel do Ifes”. Ela destacou os desafios de viabilizar a participação da comunidade, mesmo durante a pandemia. “Foi uma construção democrática”, destacou.