Página inicial > Notícias > Ifes firma acordo de cooperação técnica junto à Prefeitura de Viana

Ifes firma acordo de cooperação técnica junto à Prefeitura de Viana

Publicado: Quinta, 06 de Janeiro de 2022, 08h51 | Última atualização em Quinta, 06 de Janeiro de 2022, 08h51

Parceria se dará em projetos para as áreas de agricultura, desenvolvimento social e cultura, incluindo ações no Polo Cervejeiro de Viana.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) firmou um acordo de cooperação técnica junto à Prefeitura de Viana para o desenvolvimento de projetos nas áreas de agricultura, desenvolvimento social e cultura. O convênio prevê ainda estudos voltados para o campo de lúpulo experimental que está sendo implantado no município, pesquisas direcionadas ao Polo Cervejeiro de Viana, suporte ao empreendedorismo e inovação e apoio à pesquisa do cultivo de ora-pro-nóbis – ação do projeto Cultiva Viana, com o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).

A cooperação foi assinada no dia 28 de dezembro de 2021 durante reunião entre o prefeito Wanderson Bueno, o reitor do Ifes, Jadir Pela, o diretor-geral do Ifes de Vila Velha, Diemerson Saquetto, a diretora-geral do Ifes de Viana, Regiane Teodoro do Amaral, além de pesquisadores do Instituto e secretários municipais.

“Estamos empenhados em oferecer soluções para as demandas apresentadas pelo município, a partir do conhecimento e das tecnologias que possuímos. Além desta parceria liderada pelos campi Vila Velha e Viana, já realizamos visitas técnicas ao Campus de Alegre com o Prefeito Wanderson Bueno e sua equipe, e nos comprometemos a estabelecer contatos com outras unidades do Ifes e até mesmo da Rede Federal, para contribuir com o desenvolvimento da agricultura de Viana”, contou o reitor do Ifes, Jadir Pela.

“O Ifes tem uma força de trabalho e um potencial intelectual, laborativo e de inovação, gigantesco. O que estamos celebrando com Viana é a possibilidade de caminharmos conjuntamente respondendo à sociedade com aquilo que temos de melhor, pensando nos arranjos produtivos locais e percebendo que nenhum campus ou cidade são ilhas: somos do Espírito Santo, somos do Brasil. Assim ganharão alunos, pesquisadores e a sociedade com a junção de planos de ação que unem ensino, pesquisa e extensão”, comentou o diretor-geral do Campus Vila Velha, Diemerson Saquetto.

*Com informações da Prefeitura de Viana.