Página inicial > Notícias > Ifes sediará etapa final da 10ª Obap

Ifes sediará etapa final da 10ª Obap

Publicado: Quinta, 06 de Janeiro de 2022, 10h40 | Última atualização em Quinta, 06 de Janeiro de 2022, 12h36

Provas por equipes acontecem nos dias 4 e 5 de março no Campus de Alegre

WhatsApp Image 2022 01 05 at 14.05.06

Dirigentes do Ifes e do IF Sul de Minas visitaram as instalações do Campus de Alegre. Crédito: Assessoria de Comunicação Social do Ifes

O Campus de Alegre do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai sediar as provas finais da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap). A etapa será disputada por equipes em formato completamente presencial e a expectativa é de que cerca de 180 estudantes classificados participem do evento, que acontecerá nos dias 4 e 5 de março. As finais acontecem após a realização da etapa virtual, que mobilizou mais de mil alunos dos cursos técnicos de nível médio e subsequentes de mais de 300 unidades de ensino de todo o país. A lista dos classificados pode ser acessada aqui

Nesta quarta-feira (5), o Ifes e o Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas) assinaram o Termo de Cooperação para a realização do evento, durante reunião para alinhamentos de questões operacionais no gabinete do diretor do Campus de Alegre.

Após a assinatura, os organizadores visitaram as instalações do Campus e puderam conhecer os locais das provas teóricas e práticas, os alojamentos, o refeitório, os auditórios e as áreas de vivência disponíveis para a competição. Participaram do encontro o reitor do Ifes, Jadir Pela, o reitor do IF Sul de Minas, Marcelo Bregagnoli, a diretora substituta do Campus de Alegre do Ifes, Valdete Tannure, e o coordenador-geral de Materiais e Logística do IF Sul de Minas, Reginaldo de Oliveira.

Segundo Jadir Pela, a competição mostra a força e o espírito de cooperação da Rede Federal. “Assim que acionados pelo professor Marcelo Bregagnoli, acolhemos prontamente o evento, pela sua importância para o ensino da Agropecuária e das áreas afins. Temos certeza de que será uma experiência inesquecível para alunos e professores que vierem ao Campus de Alegre”, prometeu.

Marcelo Bregagnoli enalteceu as parcerias para a realização da olimpíada. “Não podemos deixar de agradecer ao Ifes pela acolhida e também à Setec/MEC, que disponibiliza recursos orçamentários para que possamos realizar esta atividade”, lembrou. O reitor também destacou a importância da Obap para os participantes. “É uma atividade que muda a vida de um aluno. As experiências compartilhadas na fase presencial são levadas para o resto da vida”, destacou.

10ª Obap

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária é uma competição em formato de desafio que mobiliza alunos do ensino técnico de nível médio e subsequente ligados à agropecuária e áreas afins, por meio de atividades de iniciação científica e de desenvolvimento de soluções a partir de inovações tecnológicas. A 10ª edição acontece desde o mês de julho de 2021 com a etapa virtual, que mobilizou mais de mil estudantes das redes federal, estaduais e municipais.

Na fase presencial, a expectativa é a de que cerca de 180 medalhistas classificados na etapa anterior participem das provas teóricas e práticas finais, que acontecerão no Campus de Alegre do Ifes, localizado na Região do Caparaó Capixaba. As provas teóricas abordarão diversos temas relacionados com a agropecuária e áreas afins (veja os conteúdos no regulamento). Já nas provas práticas, as equipes formadas por três estudantes e um orientador de uma mesma instituição devem realizar atividades propostas, que envolvem o manuseio de plantas, animais, equipamentos e insumos.

Confira o áudio completo com a entrevista do reitor do IF Sul de Minas, professor Marcelo Bregagnoli