Página inicial > Notícias > Campus Barra de São Francisco apresenta projeto de letramento em programação e robótica

Publicado: Quarta, 19 de Janeiro de 2022, 13h37 | Última atualização em Quarta, 19 de Janeiro de 2022, 13h37

Expectativa é atender a mais de 500 alunos do município com dois cursos ao longo de 2022.

O Campus Barra de São Francisco lançou o Programar para Avançar! Letramento em Programação e Robótica para Alunos da Rede Pública. O programa foi apresentado em reunião com os secretários municipais de educação dos municípios de Barra de São Francisco, Água Doce do Norte, Águia Branca e Mantenópolis, no dia 13 de janeiro. Esteve presente na reunião, representando o prefeito de Barra de São Francisco, o presidente da Câmara de Vereadores, Ademar Vitorino.

O projeto ofertará dois cursos distintos: Curso de Programação de Computadores em Linguagem de Blocos (Scratch), com 20 horas de carga horária; e o Curso de Robótica Educativa (com conjunto SPIKE Prime LEGO Education), com a mesma carga horária.

O projeto tem a expectativa de atender 525 alunos de 8º e 9º anos das redes municipais ao longo do ano de 2022. Os estudantes aprenderão noções de programação e a montagem e a programação de robôs. O Ifes disponibilizá 13 kits de robótica SPIKE Prime LEGO Education completos, acompanhados de computador, para a criação do primeiro laboratório público de robótica educativa da região.

O projeto é coordenado pelo servidor do Ifes, Heyder Ramos, em parceria com os campi Nova Venécia e Colatina, e tem como objetivo despertar o interesse de alunos das escolas públicas da microrregião Noroeste do Espírito Santo pela Ciência da Computação.

Além da atuação de professores do campus, as aulas contarão com tutoria de 10 alunos bolsistas remunerados do Campus Barra de São Francisco, que atuarão como facilitadores do processo de aprendizagem de programação e robótica.

A previsão para início das aulas é para março de 2022. Até o momento, Barra de São Francisco, Águia Branca e Mantenópolis firmaram acordo para participarem do projeto. Demais municípios interessados devem entrar em contato com o Ifes Barra de São Francisco. A página do projeto é http://bit.ly/roboticaifes.

*Com informações do Campus Barra de São Francisco.