Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes assina Acordo de Cooperação com Governo do Estado
Início do conteúdo da página

Ifes assina Acordo de Cooperação com Governo do Estado

Publicado: Quinta, 10 de Fevereiro de 2022, 14h34 | Última atualização em Quinta, 10 de Fevereiro de 2022, 14h45

Objetivo da parceria é fortalecer as ações do Programa Qualificar ES

Qualificar

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides) assinaram, nesta quarta-feira (9), um Acordo de Cooperação em atividades que contribuam para articulação e execução do programa Qualificar ES, bem como os Programas de Extensão Tecnológica e Comunitária do Ifes. A iniciativa vai permitir que o Ifes colabore com o programa, cedendo, por exemplo, espaço físico para a realização das atividades.

A assinatura aconteceu em solenidade realizada no Palácio Anchieta, com as presenças do reitor do Ifes, Jadir Pela, do governador do Estado, Renato Casagrande, da vice-governadore, Jacqueline Moraes, do secretário da Sectides, Tyago Hoffman e do pró-reitor de Extensão do Ifes, Lodovico Ortileb, além de secretários estaduais, deputados, prefeitos e membros da equipe da Sectides.

Segundo Jadir Pela, o programa cumpre um papel importante para as pessoas que mais precisam de qualificação e o Ifes é um parceiro natural da iniciativa. “É uma ação que envolve a ciência, tecnologia, inovação e a educação para o empreendedorismo, por isso tem tudo a ver com o Ifes. Contem sempre conosco”, disse.

O governador Renato Casagrande falou sobre a importância do Qualificar ES e agradeceu a parceria. “Temos no Ifes um parceiro de primeira hora em diversas áreas e vamos fortalecer esse programa cada vez mais, pois não há caminho para o futuro que não passe pela qualificação das pessoas”, disse.

Qualificar ES

Ainda na tarde desta quarta-feira (9) o governador Renato Casagrande, anunciou a abertura de mais de 51 mil vagas em cursos de qualificação profissional, presenciais e on-line, ofertados pelo Qualificar ES. As vagas integram a 1ª oferta de 2022. Ao longo deste ano, serão 200 mil oportunidades disponíveis.

As inscrições para 11.919 oportunidades em cursos presenciais estarão abertas já nesta quinta-feira (10). Ao todo, 41 municípios capixabas serão atendidos presencialmente pelos cursos, em 168 polos de ensino. Outras 40 mil vagas em 16 opções de cursos on-line serão abertas na próxima terça-feira (15). Os editais e inscrições estarão disponíveis no site www.qualificar.es.gov.br.

O Programa Qualificar ES oferta cursos de qualificação profissional, com foco no empreendedorismo, na prevenção da criminalidade e na preparação da população capixaba para a inserção ao mundo do trabalho. O programa oferta cursos nas modalidades on-line, presencial e semipresencial.

O Qualificar ES foi instituído como programa de Estado por meio da Lei nº 11.903, de 03 de maio de 2021. Com início em maio de 2019, foram ofertadas 48.850 vagas naquele ano, seguidas de 114.595 vagas em 2020 e 160 mil vagas em 2021. Em 2022, serão mais 200 mil vagas de qualificação profissional, em cursos on-line, presenciais e semipresenciais.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Espírito Santo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página