Página inicial > Notícias > Ifes, Fundação Renova, Governo do Estado e Facto lançam projeto Rio Doce Escolar

Publicado: Quinta, 10 de Fevereiro de 2022, 16h46 | Última atualização em Sexta, 11 de Fevereiro de 2022, 14h17

Parceria pretende ofertar cursos de pós-graduação para educadores da bacia do Rio Doce

IMG 20220210 152556 946 2

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Campus Vila Velha, em parceria com os Campi Colatina e Linhares, a Fundação Renova, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto) e a Câmara Técnica de Educação, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo do ES (CT-ECLET). firmaram um Termo de Cooperação Técnica e Financeira para oferta de cursos de pós-graduação em formação ambiental aos educadores que atuam nas escolas dos municípios localizados na região da Bacia do Rio Doce: Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e Linhares. O projeto, chamado Rio Doce Escolar, foi lançado na tarde desta quinta-feiira (10), no Campus Vila Velha.

A cerimônia de início das atividades  contou com a presença do reitor do Ifes, Jadir Pela, da vice-governadora Jacqueline Moraes, do Secretário de Estado da Educação, Vitor Amorim de Angelo e do gerente de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova, Felipe Moura de Andrade. Também participaram o diretor-presidente da Fundação de Apoio ao desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto), Renato Tannure, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Ifes, André Romero, o diretor geral do Campus Vila Velha, Diemmerson Saqueto e demais representantes da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema).

O reitor Jadir Pela destacou a relevância do projeto. “É um grande projeto que vai oferecer 861 vagas de pós-graduação para educadores da rede de educação básica do Espírito Santo no Educimat em Vila Velha e nos nossos polos dos campi Colatina e Linhares, beneficiando diretamente quatro municípios capixabas afetados pelo rompimento”, explicou.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Manuella Villar Amado, os processos formativos em nível de pós graduação que incluem Mestrado, Doutorado, Aperfeiçoamento e Especialização serão articulados e integrados, buscando contribuir com as escolas da região da bacia capixaba do Rio Doce a se constituírem como um espaço efetivo de formação de agentes transformadores das realidades socioambientais em que estão inseridos.

O Rio Doce Escolar prevê ainda a entrega de 14 cursos MOOCs que serão elaborados pelos estudantes de mestrado envolvidos com o Projeto.