Página inicial > Notícias > Editais do Programa de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico são publicados

Publicado: Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 18h30 | Última atualização em Segunda, 04 de Julho de 2022, 15h23

Período de inscrições já está aberto e vai até o dia 4 de abril.

A PRPPG lançou nesta segunda-feira (14) quatro editais do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ifes (Picti). O período de inscrições já está aberto e vai até o dia 4 de abril. Os editais do Picti têm o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes do ensino técnico e graduação, além de estimular a produção de conhecimento e o desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras.

Ambos os editais PRPPG 01/2022 e PRPPG 02/2022 são do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Voluntariado (Pibic/Pivic), para cadastro de reserva. A diferença entre eles é que o primeiro visa valorizar os pesquisadores que nunca foram contemplados anteriormente em editais do Pibic, já o segundo, não conta com sistema de avaliação que priorize esse critério. O pesquisador que pretende participar do Pibic deve optar entre o PRPPG 01/2022 ou o PRPPG 02/2022.

O edital PRPPG 03/2021 é do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e voluntariado (Piviti). Já o PRPPG 04/2021 é do Pibic Jr., programa de iniciação científica para os estudantes do ensino técnico de nível médio.

Novidades
O diretor de Pesquisa do Ifes, Wanderson Romão, destaca que este ano os editais apresentam diversos avanços, atendendo às solicitações da comunidade acadêmica – em relação à análise do currículo Lattes, o edital contempla as proponentes que se tornaram mães nos últimos 5 anos. “O objetivo é promover a equidade para pesquisadores e pesquisadoras com filhos, considerando que a chegada dos filhos pode causar impacto significativo na produção científica, especialmente das mulheres, como a desaceleração na elaboração de artigos, afetando o currículo e que pode gerar desvantagem em relação a este critério de avaliação. Para isso, o edital prevê uma temporalidade maior para quem declarar a maternidade neste período”, detalhou.

Outra novidade é a indicação da área de avaliação do Webqualis para pontuação da produção bibliográfica. Como dentro de uma área de conhecimento, um mesmo periódico possui classificação diferente em função de suas subáreas, a partir de agora, o pesquisador indica em qual sua produção bibliográfica deverá ser considerada. “Esperamos que esta indicação facilite o processo de avaliação do Lattes, evitando divergências”, comentou o diretor.

Além desses pontos destacados, a coordenação do Picti orienta que os pesquisadores que participarem dos editais fiquem atentos aos procedimentos no SigPesq – Sistema de Pesquisa do Ifes, que foi reformulado para trazer mais funcionalidades.

As propostas de trabalho podem ser feitas por servidores efetivos do quadro permanente do Ifes, com titulação mínima de graduação, entre outros requisitos listados no edital. O plano de trabalho deverá ser executado num período de 12 meses. As inscrições serão recebidas pelo Sistema Integrado de Gestão da Pesquisa do Ifes (Sigpesq). https://sigpesq.ifes.edu.br/Login.aspx

Acesse https://prppg.ifes.edu.br/editais e confira os editais.