Página inicial > Notícias > Ifes renova cooperação com a Rede de Internacionalização da Educação do Espírito Santo

Publicado: Terça, 15 de Fevereiro de 2022, 17h31 | Última atualização em Terça, 15 de Fevereiro de 2022, 17h31

A Riees visa fomentar a cooperação com universidades e centros de pesquisa estrangeiros.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) renovou sua adesão ao Acordo de Cooperação Interinstitucional para operacionalização da Rede de Internacionalização da Educação do Espírito Santo (Riees). Além do Ifes, a rede é integrada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a Universidade Vila Velha (UVV), a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), a Faculdade de Direito de Vitória (FDV), a Faculdade Centro Leste (UCL) e o Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc), de Colatina.

O novo termo de cooperação foi assinado no final de janeiro e será válido por mais quatro anos. A Riees foi criada em junho de 2017 com o objetivo de promover e fomentar a cooperação internacional das instituições de ensino do Espírito Santo com universidades e centros de pesquisa estrangeiros, por meio de ações conjuntas e troca de informações e experiências. Dentre as iniciativas, destacam-se as que se referem à mobilidade acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, e a realização de pesquisas conjuntas com instituições estrangeiras, além de outras ações que impulsionam o desenvolvimento científico.

“A atuação em rede potencializa as ações de internacionalização das instituições membros da Riees, como também lhes confere maior organicidade e visibilidade. Assim, por meio de projetos desenvolvidos pela Rede, estudantes e servidores do Ifes podem, por exemplo, ter acesso a oportunidades de mobilidade acadêmica internacional, participação de cursos e eventos de internacionalização”, destaca a assessora de Relações Internacionais do Ifes, Verônica Rangel Barreto.

*Com informações da Ufes.