Página inicial > Notícias > Espírito Santo terá mais dois campi do Ifes

Espírito Santo terá mais dois campi do Ifes

Publicado: Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 18h01 | Última atualização em Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 18h53

Laranja da Terra e Pedro Canário receberão as unidades implantadas pelo MEC

Site dentro

Duas solenidades de lançamento de pedra fundamental de campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) aconteceram nesta sexta-feira (18). Pela manhã, a cerimônia foi realizada no município de Laranja da Terra, na microrregião Sudoeste Serrana. À tarde, foi a vez do município de Pedro Canário, localizado no extremo norte do Espírito Santo, na microrregião Nordeste.

Cada uma das duas novas unidades poderá atender até 800 alunos, quando estiver operando com sua capacidade máxima. Ainda não há data definida para o início das atividades. O próximo passo é o MEC autorizar o funcionamento dos novos campi em espaços provisórios, cedidos pela prefeituras, até que as contratações e as obras sejam concluídas. A execução depende da liberação de recursos de investimento pelo Governo Federal.

A comitiva do Ministério da Educação (MEC) contou com a presença do ministro Milton Ribeiro e do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Tomás Dias Sant'Ana, e foi recebida pelo reitor do Ifes, Jadir Pela, pela senadora Rose de Freitas, pelo governador do Estado, Renato Casagrande e pela vice-governadora, Jackeline Moraes.Também acompanharam as solenidades os deputados federais Evair de Melo e Neucimar Fraga.

Em Laranja da Terra, o ministro Milton Ribeiro destacou a importância da realização do investimento na localidade. “O nosso lema é menos Brasília e mais Brasil. Por isso, os recursos públicos chegam à Laranja da Terra”, afirmou.

A senadora Rose de Freitas, principal interlocutora da demanda dos municípios junto ao Governo Federal, valorizou a conquista. “Podem ter certeza de que este dia é histórico para o município e para toda a região”, comemorou.

O governador Renato Casagrande agradeceu a iniciativa do governo federal e exaltou o papel do Ifes para o desenvolvimento local. “Sabemos que a educação é o caminho para a prosperidade, para a redução das desigualdades e da violência. Leve a todo o governo federal o agradecimento da região Sudoeste Serrana e de todo o Espírito Santo”, disse, dirigindo-se ao ministro.

Cursos

Segundo o reitor do Ifes, Jadir José Pela, os cursos serão definidos após amplo debate com o setor produtivo e com a sociedade, por meio de reuniões e audiências públicas nas cidades e nas regiões. “Durante os diálogos que subsidiaram os estudos iniciais de viabilidade, houve a identificação de demandas para as áreas de tecnologias de informação, de agropecuária e de sustentabilidade, mas ainda não há definição”, explicou. Os primeiros cursos de qualificação profissional (na fase do espaço provisório) serão ofertados para atender demandas pontuais das regiões para a formação de trabalhadores.